DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVeras, Ricardo Silva-
dc.date.available2018-08-02T15:05:30Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/984-
dc.descriptionEsta pesquisa propõe o uso de simuladores gratuitos no estudo do conceito sobre Força e movimento no 1° ano do ensino médio. As atividades foram desenvolvidas a partir de princípios construtivistas destacando-se a aprendizagem significativa de David Ausubel e teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa baseando-se na experiência dos estágios supervisionados ocorridos durante o Curso de Licenciatura em Física da Universidade do Estado do Amazonas e na aplicação de questionário a 7 professores de Física da rede estadual de ensino onde constatou-se que os professores não utilizam outras metodologias de ensino diferenciadas nas escolas principalmente devido à falta de estrutura Física. Fato que corrobora a importância da utilização de simuladores gratuitos que possam ser disponibilizados em notebook, celular, tablets, etc. como ferramenta de ensino e aprendizagem de Física visando uma aprendizagem mais significativa. Ao utilizar a proposta os professores poderão adequar e resignificá-la conforme a realidade da escola e dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes the use of free simulators in the study of the concept of Force and movement in the 1st year of high school. The activities were developed from constructivist principles highlighting the significant learning of David Ausubel and Vergnaud's conceptual field theory. The methodology of the research had a qualitative approach based on the experience of the supervised internships during the Degree in Physics of the State University of Amazonas and the application of a questionnaire to 7 physics teachers of the state education network where it was verified that the teachers do not use other differentiated teaching methodologies in the schools mainly due to the lack of physical structure. This fact corroborates the importance of using free simulators that can be made available in notebook, mobile phone, tablets, etc. as a teaching and learning tool of Physics for a more meaningful learning. By using the proposal teachers can adapt and reframe it according to the reality of the school and the students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.subjectForcept_BR
dc.subjectAtritopt_BR
dc.subjectFrictionpt_BR
dc.subjectSimuladorespt_BR
dc.subjectSimulatorspt_BR
dc.titleSimulações digitais com uso do PhET para o ensino e aprendizagem de força e movimentopt_BR
dc.title.alternativeDigital simulations using PhET to teach and learn strength and motionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T15:05:30Z-
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simulações digitais com uso do phet para o ensino e aprendizagem de força e movimento.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons