DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/981
Título: Desempenho escolar dos estudantes da cidade de Manaus entre 2011-2016 e a proficiência em física
Título(s) alternativo(s): School performance of the students of the city of Manaus between 2011-2016 and proficiency in physics
Autor(es): Souza, Matheus Marques
Palavras-chave: Desempenho;Performance;Estudantes;Students;Manaus
Data do documento: 31-Jul-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This work presents statistical data from the INEP website, related to the school performance rates (approval, disapproval and dropout) of the students of the city of Manaus, capital of the state of Amazonas, in high school between 2011 and 2016. A comparison was made seeking to point out that There are differences between the rates of public and private schools, and what type of network presents the best results of school performance in the city of Manaus. We also compare the results found in Manaus with the regions of Brazil to see how the city is compared to the country. We sought to correlate the approval rates with the number of students per classroom, an attempt to demonstrate that the number of students per room was a determinant of the students' performance in Manaus, using a statistical method known as Pearson's correlation coefficient. In addition, through data provided by SEDUC-AM, we have established a relationship between the students' academic performance in the field of Physics and the quantitative and qualification of the teachers who teach the subject in the schools of the city of Manaus in high school. After the analysis of the data, we observed that the approval rate of the students of Manaus reached a result above the national average, an expected result was also found with the private network reaching a superior result in comparison with the public network regarding the performance rates. Regarding the number of students per classroom, we identified that the approval rate has a strong relation with the respective variable, and the students' performance in the field of Physics has a low level of proficiency that can be explained by poor training of qualified professionals to teach the subject in regular education.
Descrição: Este trabalho apresenta dados estatísticos do site do INEP relacionados as taxas de desempenho escolar (aprovação, reprovação e abandono escolar) dos estudantes da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, no ensino médio entre 2011 e 2016. Foi realizado uma comparação buscando apontar em que pontos existem diferenças entre as taxas das escolas públicas e particulares, e que tipo de rede apresenta os melhores resultados de desempenho escolar na cidade de Manaus. Também realizou-se uma comparação entre os resultados encontrados em Manaus e as demais Regiões do Brasil, para vislumbrar como a cidade se encontra em comparação com o país. Buscou-se relacionar as taxas de aprovação com a quantidade de alunos por sala de aula, tentativa de demonstrar que a quantidade de alunos por sala foi um determinante no desempenho escolar dos alunos de Manaus, utilizando um método estatístico conhecido como coeficiente de correlação de Pearson. Além disso, através de dados cedidos pela SEDUC-AM, estabeleceu-se uma relação entre o desempenho escolar dos estudantes na matéria de Física e o quantitativo e a qualificação dos professores que lecionam a matéria nas escolas da cidade de Manaus no ensino médio. Após as análises dos dados, observamos que a taxa de aprovação dos alunos de Manaus atingiu um resultado acima da média nacional, também foi encontrado um resultado esperado com a rede particular atingindo um resultado superior em comparação com a rede pública a respeito das taxas de desempenho. Em relação a quantidade de alunos por sala de aula, identificamos que a taxa de aprovação possui uma forte relação com a respectiva variável, e o desempenho dos estudantes na matéria de Física se encontra com um baixo nível de proficiência que pode ser explicado à pouca formação de profissionais qualificados para ministrar a matéria no ensino regular.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/981
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho escolar dos estudantes da cidade de Manaus entre 2011-2016 e a proficiência em física.pdf721,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons