DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCativo, Jordana-
dc.date.available2018-05-17T17:44:21Z-
dc.date.issued2018-05-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/928-
dc.descriptionEste artigo faz menção ao uso da cultura material no ensino de História dando especial destaque a cerâmica Amazônica do passado e presente, sendo assim, foi proposto, primeiramente, explicitar os conceitos de cultura material e patrimônio cultural visando estabelecer a relação dos vestígios cerâmicos arqueológicos com a história local. Entendendo que a cultura material, por meio dos artefatos, é um rico instrumento de aprendizagem na construção do conhecimento histórico, nesse sentido, as cerâmicas amazônicas podem propiciar compreensões históricas da cultura e identidade local presentes em técnicas, tradições e costumes dos povos ceramistas. Assim, contextualizando tais objetos, temos um auxílio para o ensino de história. Também apresentamos neste trabalho uma sugestão de atividade para o ensino de História que articule a cultura material com a cerâmica, numa clara relação do passado e presente (mudanças e permanências) dando assim a possibilidade para o aluno entrar em novos caminhos a fim de perceber que a compreensão e aprendizagem histórica também é feita através dos artefatos que são construídos e utilizados no cotidiano, tanto no passado como no presente.pt_BR
dc.description.abstractThis article makes reference to the use of the material culture in the teaching of History giving special emphasis to the Amazonian pottery of the past and present, and it was therefore proposed, firstly, to explain the concepts of material culture and cultural heritage in order to establish the relation of the archaeological ceramic vestiges with the local history. Understanding that material culture, through artifacts, is a rich learning tool in the construction of historical knowledge, in this sense, Amazonian ceramics can provide historical understandings of the local culture and identity present in techniques, traditions and customs of the ceramist peoples. Thus, contextualizing such objects, we have an aid to the teaching of history. We also present in this work a suggestion of activity for the teaching of History that articulates material culture with pottery, in a clear relation of past and present (changes and permanences) thus giving the possibility for the student to enter new paths in order to perceive that the historical understanding and learning is also made through the artifacts that are constructed and used in everyday life, both past and present.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Materialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCerâmica Amazônicapt_BR
dc.titleA cultura material no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeMaterial culture in history teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T17:44:21Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cultura material no ensino de história.pdf805,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons