DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/906
Título: O maravilhoso como elemento canalizador das emoções e da crítica social na obra A bolsa amarela de Lygia Bojunga
Título(s) alternativo(s): The wonderful as a channeling element of emotions and social criticism in the work The yellow bag of Lygia Bojunga
Autor(es): Ferreira, Erica
Palavras-chave: Criança;Crítica Social;Literatura Infanto-Juvenil;Elemento Maravilhoso
Data do documento: 8-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present study had as main objective to analyze the importance of the wonderful present in the work "The Yellow bag" Lydia Bojunga as channeling element of the emotions and social critic, attributed to a child within the narrative. As a theoretical support we use renowned authors such as Regina Zilberman (2003-2005), Nelly Novaes Colho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Ligia Cademartori (2012), Anna Claudia Ramos (2006), Leonardo Arroyo Goes (1991), Vladimir I. Propp (2010) and others who contributed to the investigation of the work. The method of approach used in the study was the phenomenological, as it was sought to describe and interpret the phenomenon as it presents itself in reality. This work was carried out by means of bibliographical researches, in order to foment reflections under the wonderful aspects in the juvenile literature. With the result of the analysis, it was observed that through the marvelous problems of the children's world they find the transcendence of the liberation of injustices and oppressions on the child and the young.
Descrição: O presente estudo teve como objetivo principal analisar a importância do maravilhoso presente na obra “A bolsa amarela” de Lygia Bojunga como elemento canalizador das emoções e da crítica social, atribuídas a uma criança dentro da narrativa. Como suporte teórico utilizamos autores renomados como Regina Zilberman (2003-2005), Nelly Novaes Colho (2000), Bruno Bettelheim (1980), Ligia Cademartori (2012), Anna Claudia Ramos (2006), Leonardo Arroyo (2011), Lúcia P. Goes (1991), Vladimir I. Propp (2010) e outros que contribuíram com a investigação do trabalho. O método de abordagem utilizado no estudo foi o fenomenológico, pois buscou-se descrever e interpretar o fenômeno como ele se apresenta na realidade. Este trabalho abrangeu-se por meio de pesquisas bibliográficas, a fim de fomentar reflexões sob os aspectos do elemento maravilhoso na literatura infanto-juvenil. Com o resultado da analise, observou-se que, através do maravilhoso as problemáticas do mundo infantil passaram a encontrar a transcendência da libertação das injustiças e opressões sobre a criança e o jovem.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/906
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons