DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/898
Título: Perspectivas ecocríticas na Amazônia: uma abordagem da poética das águas de Thiago de Mello.
Título(s) alternativo(s): Ecocritical perspectives in the Amazon: an approach to the poetics of the waters of Thiago de Mello.
Autor(es): Cerdeira, Weslley
Palavras-chave: Ecocrítica;Problemas Ambientais;Cultura;Amazônia
Data do documento: 7-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: A pesquisa em ecocrítica visa lançar um novo olhar aos estudos culturais através da união entre as teorias literárias e culturais e a ciência da ecologia abrindo espaços de discussão sobre os problemas ambientais em todas as esferas sociais. Este trabalho vem trazer a perspectiva destes estudos na poesia de Thiago de Mello em uma análise interdisciplinar da relação entre natureza e cultura. Na análise ecocrítica serão avaliadas as representações e construções com o intuito de encontrar uma distintividade no discurso literário de Thiago de Mello que traga contribuições para os debates ambientais. Compreendendo estas questões, pretende-se adotar o método dialético que permite relacionar diferentes temáticas em um encontro cruzado de ideias para explicar uma dada situação nesse conflito a partir de diferentes pontos de vista. Com isso, buscase entender a relação entre natureza e cultura trazendo um discurso transformador e crítico sobre as questões ambientais na Amazônia partindo de uma análise cultural.
Descrição: A pesquisa em ecocrítica visa lançar um novo olhar aos estudos culturais através da união entre as teorias literárias e culturais e a ciência da ecologia abrindo espaços de discussão sobre os problemas ambientais em todas as esferas sociais. Este trabalho vem trazer a perspectiva destes estudos na poesia de Thiago de Mello em uma análise interdisciplinar da relação entre natureza e cultura. Na análise ecocrítica serão avaliadas as representações e construções com o intuito de encontrar uma distintividade no discurso literário de Thiago de Mello que traga contribuições para os debates ambientais. Compreendendo estas questões, pretende-se adotar o método dialético que permite relacionar diferentes temáticas em um encontro cruzado de ideias para explicar uma dada situação nesse conflito a partir de diferentes pontos de vista. Com isso, buscase entender a relação entre natureza e cultura trazendo um discurso transformador e crítico sobre as questões ambientais na Amazônia partindo de uma análise cultural.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/898
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perspectivas ecocríticas na Amazônia uma abordagem da poética das águas de Thiago de Mello..pdf531,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons