DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/895
Título: Oficinas de poemas: uma proposta de incentivo a leitura e produções textuais para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): Workshops on poems: a proposal to encourage reading and textual productions for eighth grade students.
Autor(es): Rodrigues, Natanael
Palavras-chave: Poema;Recepção;Criticidade;Letramento
Data do documento: 7-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This monograph is the result of a scientific investigation, about the literary genre poem. The importance and appreciation of its discursive materiality for literacy of students in the eighth Year of Primary Education, and to realize the impact and innovative ideas. The importance of the poem in the reality of literacy is notorious, for it is seen not only in the context of critical reading but also in its own reception. The study begins with the poem until it reaches the literacy, therefore the main theoretical conceptions are directed to the poem and its reception with the studies of Moisés (2008), Jauss (1979), Tinoco (2010), Graça (1999) and Eco (1991), as well as the discursive line with the studies of Bakhtin (2009) and Mainguenau (2008) criticism with Silva's (2005) and literacy studies with studies by Soares (2010). The theoretical conceptions allowed to create a methodology that puts the poem as a proposal for literacy, because the poem presents beyond its artistic structure an open discourse for several interpretations, which allowed with the dialectical method, a good reception on the part of the students, that before a key subject in the chosen poems, make great reading and textual productions. This allowed students to form opinions that they did not have before. The result we had was a new proposal that allows a process of reconstruction of readers' perception and the poem becomes of great importance to open new horizons of knowledge.
Descrição: Esta monografia é o resultado de uma investigação científica, sobre o gênero literário poema. A importância e a valorização da sua materialidade discursiva para letramento de alunos do oitavo Ano do Ensino Fundamental, e perceber o impacto e idéias inovadoras. É notório a importância do poema na realidade do letramento, pois é visto não só no contexto da leitura crítica como também na sua própria recepção. O estudo começa pelo poema até chegar ao letramento, portanto as principais concepções teóricas são voltadas ao poema e sua recepção com os estudos de Moisés (2008), Jauss (1979), Tinoco (2010), Graça (1999) e Eco (1991), como também a linha discursiva com os estudos de Bakhtin (2009) e Mainguenau (2008), ainda de leitura crítica com os estudos de Silva (2005) e de letramento com os estudos de Soares (2010). As concepções teóricas possibilitaram criar uma metodologia que põe o poema como uma proposta para letramento, pois o poema apresenta além de sua estrutura artística um discurso aberto para várias interpretações, o que permitiu com o método dialético, uma boa recepção por parte dos alunos, que perante a um assunto-chave nos poemas escolhidos, fazem ótimas leitura e produções textuais significativas. O que permitiu aos alunos a formação de opiniões que até então não tinham. O resultado que tivemos foi de uma nova proposta que possibilita um processo de reconstrução de percepção dos leitores e o poema se torna de suma importância para abrir novos horizontes do conhecimento.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/895
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons