DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/893
Título: O gênero história em quadrinhos como recurso didático nas aulas de língua portuguesa e literatura.
Título(s) alternativo(s): The comic genre as didactic resource in Portuguese language classes and literature.
Autor(es): Machado, Denner
Palavras-chave: História em Quadrinho;Língua Portuguesa;Literatura;Recurso Didático
Data do documento: 7-Mai-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Schooling is currently experiencing many difficulties due to several issues. With regard to Portuguese Language, teachers still follow the traditional way of teaching. Through observations made in the classroom of High School, it was verified that there is still minimal use of methodologies that make the student to become participatory and feel at ease when dealing with subjects related to the Portuguese Language in the teaching of Literature. In view of this, we propose the work with the genre Comics as a didactic resource in Portuguese Language and Literature classes. As well as having relevant elements to work in the classroom, the comics also play a significant role in the eyes of children and adolescents. The playful characteristics make this genre a means for learning, because, as we know, it is up to the teacher to use didactics that benefit the students' learning. This work was based on studies of several theorists and experts on the subject, among them: Barbosa (2014), Carvalho (2006), among other authors. The present work contains three chapters: the first one refers to the genre Comics, in which a brief study is made regarding the origin and characteristics of the comics; the second chapter discusses the HQ genre as a didactic resource and its importance as a resource for the teaching of Portuguese Language and Literature. It was used the work Triste Fim de Policarpo Quaresma of Lima Barreto and the work adapted to the comics of Cesar Lobo and Luiz Antônio Aguiar, with the intention to make a brief analysis and comparison between the two narratives, aiming to encourage the students to the knowledge of the Literature through comics; in the third chapter the methodological questions used to carry out this research, the data collection procedures and the application of the workshop were discussed, in which there was an intervention regarding the observations made, with which results were collected and analyzed. At the end of this research it was concluded that the genre History in Comics contributes significantly in the teaching-learning process of the students, and that its use as didactic resource can form thinking and critical citizens, so that the students develop their capacities to reason, among other skills acquired through the use of classroom HQs.
Descrição: Atualmente o ensino nas escolas está passando por muitas dificuldades, devido a várias questões. Com relação a Língua Portuguesa, os professores ainda seguem o modo tradicional de ensinar. Através de observações feitas em sala de aula do Ensino Médio, constatou-se que ainda é mínimo o uso de metodologias que façam do aluno um ser participativo, tanto a assuntos referentes a Língua Portuguesa quanto ao ensino da Literatura. Em vista disso, propomos o trabalho com o gênero Histórias em Quadrinhos como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura. As HQs além de conterem elementos relevantes para se trabalhar em sala de aula, também têm um papel significativo ao olhar das crianças e adolescentes. As características lúdicas fazem desse gênero um meio para o aprendizado, pois, como sabemos cabe ao professor o uso de didáticas que beneficiem o aprendizado dos alunos. Este trabalho foi embasado a partir de estudos de vários teóricos e especialistas a respeito do assunto, entre eles: Barbosa (2014), Carvalho (2006), dentre outros autores. O presente trabalho contém três capítulos: o primeiro refere-se ao gênero História em Quadrinhos, em que se faz um breve estudo a respeito da origem e das características das HQs; o segundo capítulo vem discorrer do gênero HQ como recurso didático e à sua importância como recurso para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Foi utilizada a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto e a obra adaptada aos quadrinhos de Cesar Lobo e Luiz Antônio Aguiar, com o intuito de fazer uma breve análise e comparação entre as duas narrativas, tendo como objetivo incentivar os alunos ao conhecimento da Literatura através das HQs; no terceiro capítulo são abordadas as questões metodológicas utilizadas para a realização dessa pesquisa, os procedimentos de coleta de dados e aplicação da oficina, em que houve uma intervenção a respeito das observações feitas, com isso foram coletados resultados e depois analisados. No final desta pesquisa concluiu-se que o gênero História em Quadrinhos contribui de maneira significativa no processo de ensino-aprendizado dos alunos, e que seu uso como recurso didático pode formar cidadãos pensantes e críticos, de modo que os alunos desenvolvam suas capacidades de raciocinar, entre outras competências adquiridas com o uso das HQs em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/893
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O gênero história em quadrinhos como recurso didático nas aulas de língua portuguesa e literatura..pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons