DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/859
Título: Aprendizagem móvel: o uso do smartphone por alunos do ensino superior na disciplina de sistemas digitais
Título(s) alternativo(s): Mobile learning: the use of the smartphone by higher education students in the discipline of digital systems
Autor(es): Brito, Valdomiro de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem móvel;Smartphone;Ensino superior;Sistemas digitais
Data do documento: 8-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: In recent decades, we have observed social, economic and political changes involving the intensive use of information and communication technologies (ICT) and the global computer network, the Internet. This work entitled, Mobile learning: the use of smartphones by students of higher education in the discipline of digital systems, arose from a problematic observed in the period of supervised internship, in the Degree in Computer Science, in high school, in a school students interacted with their mobile devices while the teachers passed the content on the whiteboard, and often asked the students' attention for most of the class. In this sense, we observe that in university the use of the device is not prohibited and there is still access to the Internet through the WI-FI network for mobile devices, academics use their own smartphones in any environment and time, within the institutional space and outside his. This work aimed to investigate the new forms of technological assimilation on the use of smartphone in the learning of students, in the discipline of Digital Systems of the Course of Licenciatura in Computing of CESIT-UEA. Specifically, (i) to identify technological resources and applications linked to higher education in the specific literature of the area and in the use made by students and (ii) to analyze the new forms of technological assimilation on the use of smartphones in the concept of mobile learning from the students. To reach the objectives of this work, we first sought to identify our sample of students who participated, then, through an online questionnaire, we mapped our subjects. We analyze and describe the first results. Following the work, we used the participant observation method to closely understand the use of the smartphone in the classroom, proposing the use of applications that could collaborate with the learning of those academics in the specific subjects. We did an interview with ten students, through which we perform the discursive textual analysis. Our data revealed that the academics are in possession of their smartphones, thus there is a frequent and varied use of these devices by our subjects. They use the tools available in this device, in various places and times with different intensities, for various activities and actions, especially learning. The results of our final study showed that our subjects assimilate this technological resource and / or incorporate into their daily lives, develop learning strategies and formation of collaborative research, research, reading and registration networks in their smartphones. They have demonstrated to be able to study for the discipline Digital Systems in diverse spaces and times, through their devices.
Descrição: Nas últimas décadas, observamos mudanças sociais, econômicas e políticas envolvendo o uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e da rede mundial de computadores, a Internet. Este trabalho intitulado, Aprendizagem móvel: o uso do smartphone por alunos do ensino superior na disciplina de sistemas digitais, surgiu a partir de uma problemática observada no período de estágio supervisionado, no Curso de Licenciatura em Computação, quando no ensino médio, em uma escola pública estadual, os alunos interagiam com seus dispositivos móveis, enquanto os professores passavam o conteúdo no quadro branco, e, muitas vezes, pediam a atenção dos alunos durante quase toda a aula. Neste sentido, observamos que na universidade a utilização do dispositivo não é proibida e ainda há acesso à internet por meio da rede WI-FI para os dispositivos móveis, os acadêmicos utilizam seus próprios smartphones em qualquer ambiente e tempo, dentro do espaço institucional e fora dele. Este trabalho teve como objetivo geral, investigar sobre as novas formas de assimilação tecnológicas sobre o uso do smartphone na aprendizagem dos alunos, na disciplina de Sistemas Digitais do Curso de Licenciatura em Computação do CESIT-UEA. E especificamente, (i) identificar recursos tecnológicos e aplicações interligados à área da educação superior, na literatura especifica da área e na utilização feita pelos estudantes e (ii) analisar as novas formas de assimilação tecnológicas sobre o uso do smartphone no conceito da aprendizagem móvel dos alunos. Para o alcance dos objetivos deste trabalho, buscamos primeiramente, identificar nossa amostra de alunos que participaram, em seguida, através de um questionário on-line, mapeamos nossos sujeitos. Analisamos e descrevemos os primeiros resultados. Na sequência do trabalho, utilizamos o método de observação participante para compreender de perto o uso do smartphone na sala de aula, propondo a utilização de aplicações que poderiam colaborar com a aprendizagem dos referidos acadêmicos nos assuntos específicos. Fizemos uma entrevista com dez estudantes, por meio da qual realizamos a análise textual discursiva. Nossos dados revelaram que os acadêmicos estão de posse de seus smartphones, existindo assim um uso frequente e variado desses dispositivos pelos nossos sujeitos. Eles utilizam as ferramentas disponíveis neste dispositivo, em vários locais e horários com diferentes intensidades, para diversas atividades e ações, principalmente a aprendizagem. Os resultados de nosso estudo final mostraram que nossos sujeitos assimilam esse recurso tecnológico e/ou incorporam ao seu dia a dia, desenvolvem estratégias de aprendizagem e formação de redes de estudo colaborativas, de pesquisa, leitura e registro em seus smartphones. Demonstraram ser capazes de estudar para a disciplina Sistemas Digitais em espaços e tempos diversos, através de seus dispositivos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/859
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendizagem movel - o uso do smartphone por alunos do ensino superior na disciplina sistemas digitais.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons