DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/858
Título: Sistema de monitoramento inteligente de uma horta escolar baseado na plataforma arduino
Título(s) alternativo(s): Intelligent monitoring system of a school garden based on the arduino platform
Autor(es): Lavareda Filho, Ronem Matos
Palavras-chave: Agentes inteligentes;Arduino;Horta escolar;Sistema de monitoramento
Data do documento: 8-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Internet of Things (IoT) has emerged as a new computing platform capable of connecting ordinary objects to the Internet. Among the applications offered by IoT, we highlight the ones that are focused on environmental issues, animal monitoring, climatic conditions, detection of fire outbreaks. Among the main technologies focused on this context is the use of Arduino. However, IoT-based applications generally incorporate some degree of complexity, since they involve integrated data analysis of a dynamic and constantly changing environment. Thus, characteristics such as autonomy and proactivity, make the use of intelligent agents, become a necessary or appropriate solution for the management of this type of systems (JENNINGS, 2001). Therefore, the present work aims to design a multi-agent monitoring system of a school garden based on the Arduino platform, in order to inform, in real time, the context of this environment, as well as to support the practice of Environmental Education of students of the 1st year of high school of the Prof.ª Mirtes Rosa Mendes State School of Mendonça Lima. Considering that the concerns about situations involving the environment have driven actions to raise awareness, awareness and indicate the role of society in the preservation of the planet. In this perspective, the school can play a fundamental role, since the exploitation of the students' relationship with the environment, can favor the development of ecologically correct and sustainable habits. Based on the evaluation of the questionnaire, we obtained a great acceptance by the participants, the application of the monitoring system in the school garden, contributed to the students the opportunity to perform practical tasks of Environmental Education, developing sustainable habits, working in a different way and obtaining expected results.
Descrição: A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things – IoT) tem emergido como uma nova plataforma de computação capaz de conectar objetos comuns a internet. Dentre as aplicações oportunizadas pela IoT, destacam-se as que estão voltadas para as questões ambientais, o monitoramento de animais, condições climáticas, detecção de focos de incêndio. Entre as principais tecnologias voltadas para este contexto, destaca-se a utilização do Arduino. Entretanto, aplicações voltadas para a IoT, em geral, incorporam certo grau de complexibilidade, uma vez que envolvem a análise integrada de dados de um ambiente dinâmico e em constante alteração. Deste modo, características como autonomia e proatividade, fazem com que a utilização de agentes inteligentes, se torne uma necessidade ou solução apropriada para o gerenciamento deste tipo de sistemas (JENNINGS, 2001). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo conceber um sistema multi-agente de monitoramento de uma horta escolar baseado na plataforma Arduino, com o intuito de informar, em tempo real, o contexto deste ambiente, bem como apoiar a prática de Educação Ambiental dos alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima. Tendo em vista que as preocupações acerca de situações que envolvem o meio ambiente têm impulsionado a realização de ações que visam sensibilizar, conscientizar e indicar o papel da sociedade na preservação do planeta. Nessa perspectiva, a escola pode exercer um papel fundamental, uma vez que a exploração da relação dos alunos com o meio ambiente, pode favorecer o desenvolvimento de hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Com base nas avaliações do questionário, obtivemos uma boa aceitação pelos participantes, a aplicação do sistema de monitoramento na horta da escola, contribuiu aos alunos a oportunidade de realizar tarefas práticas de Educação Ambiental, desenvolvendo hábitos sustentáveis, trabalhando de modo diferenciado e obtendo resultados esperados.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/858
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de monitoramento inteligente de uma horta escolar baseado na plataforma arduino.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons