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Título: Transita: um jogo pra ensinar a educação no transito
Título(s) alternativo(s): Transita: a game to teach education in transit
Autor(es): Oliveira, Fredson da Costa
Palavras-chave: Educação;Trâsito;Jogos educacionais;Software educacionais;Segurança no transito;Scratch
Data do documento: 3-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The number of traffic accidents has grown considerably in recent years in our city, mostly because of the recklessness of drivers and even pedestrians who do not respect the signs. The use of games in the educational context enables the student to understand the subject, because we know that when a child assimilates some knowledge, it takes for a lifetime. For Moraes (1997), simple access to technology is not the most important aspect, but rather the creation of new learning environments and new social dynamics from the use of these new tools. Therefore, it is necessary to know and know how to appropriate the different computational tools in education. The purpose of this work is to develop and evaluate an educational game as a method of understanding the basic notions of traffic for elementary school students. The game was named "TransITA", named in honor of the city of Itacoatiara and was developed in the Scratch Platform, which is a platform that offers an intuitive interface and very easy to understand. In Scratch it is possible to work with images, photos, music, create drawings, change appearance, make objects interact. Its programming is entirely visual, Where the user creates his games and animations through blocks of commands. The game has a simple and pleasant environment, with images and scenarios related to traffic, basic concepts about Traffic Education, an activity with QUIZ questions and answers and in the end, the maze game for the child to have fun, all doing with which the student is attracted by the interaction with the computer and builds knowledge in the use of the application. This research was carried out in a State School of Itacoatiara, with students of the 4th year and during the research, there was dialogue with the students, dynamics with the use of illustrations of traffic signs, pedestrian band, semaphore, among others, an activity initial and last, the application of the game in the computer lab. After using the game, the students answered an evaluation questionnaire containing criteria such as usability, interaction, vocabulary, concepts studied, among other criteria related to the game. During the development of the research, data were collected, tabulated and transformed into graphs, for better understanding, and these numbers verified significant results in the students' learning level in relation to Traffic Education, using the TransITA Educational Game. There were also photographic records to enrich and prove the existence of this work. The main idea is to show the need to educate students about traffic from their entrance into school, so that there is a change in thinking and attitudes, as well as training future drivers and conscious pedestrians, ready to act in different traffic situations.
Descrição: O número de acidentes no trânsito cresceu consideravelmente nos últimos anos em nossa cidade, na maioria das vezes por culpa da imprudência de motoristas e até mesmo pedestres que não respeitam a sinalização. A utilização de jogos no contexto educacional possibilita ao aluno compreender o assunto, porque sabemos que quando uma criança assimila algum conhecimento, leva para a vida toda. Para Moraes (1997), o simples acesso à tecnologia, em si, não é o aspecto mais importante, mas sim, a criação de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a partir do uso dessas novas ferramentas. Sendo assim, é preciso conhecer e saber apropriar as diferentes ferramentas computacionais na educação. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um jogo educacional como um método de compreensão das noções básicas do trânsito para alunos do Ensino Fundamental I. O jogo foi denominado “TransITA”, nome em homenagem à cidade de Itacoatiara e foi desenvolvido na Plataforma Scratch, que é uma plataforma que oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem. Sua programação é inteiramente visual, onde o usuário cria seus jogos e animações através de blocos de comandos. O jogo possui um ambiente simples e agradável, com imagens e cenários referentes ao trânsito, conceitos básicos sobre Educação no Trânsito, uma atividade com um QUIZ de perguntas e respostas e no final, o jogo do labirinto para a criança se divertir, tudo isso fazendo com que o aluno se sinta atraído pela interação com o computador e construa conhecimento na utilização da aplicação. A realização desta pesquisa foi em uma Escola Estadual de Itacoatiara, com alunos do 4° ano e durante a pesquisa, houve diálogo com os alunos, dinâmicas com utilização de ilustrações de placas de trânsito, faixa de pedestres, semáforo, entre outros, uma atividade inicial e por fim, a aplicação do jogo no laboratório de informática. Após a utilização do jogo, os alunos responderam um questionário de avaliação contendo critérios como usabilidade, interação, vocabulário, conceitos estudados, entre outros critérios referentes ao jogo. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram coletados dados, tabulados e transformados em gráficos, para melhor compreensão, e esses números constataram resultados significativos no nível de aprendizagem dos alunos em relação à Educação no Trânsito, com a utilização do Jogo Educacional TransITA. Também houve registros fotográficos, para enriquecer e provar a existência deste trabalho. A ideia principal é mostrar a necessidade de educar os alunos quanto ao trânsito, desde sua entrada na escola, e assim haver uma mudança no pensamento e atitudes, como também formar futuros motoristas e pedestres conscientes, prontos para agir nas diferentes situações do trânsito.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/854
Aparece nas coleções:CESIT - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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