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Título: Alfabetização e letramento dos alunos da EJA do 1ª segmento na Escola Municipal Professor Luzivaldo Castro dos Santos
Título(s) alternativo(s): Literacy and literacy of the students of the EJA of the 1st segment in the Municipal School Professor Luzivaldo Castro dos Santos.
Autor(es): Anjos, Géssica Barbosa dos
Palavras-chave: Alfabetização, letramento, educação de adultos.
Literacy
Letramento
Educação de adultos.
Literacy
Adult education.
Data do documento: 24-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: This work addresses the literacy and literacy of students of Youth and Adult Education, in the 1st segment, in the Municipal School Professor Luzivaldo Castro dos Santos. Literacy must be considered a determining factor in the literacy process, since many adults write well, but have difficulty reading what they write, so both be linked to the teaching and learning process. The overall goal of the research was to analyze the process of literacy and literacy of the students of the EJA, 1º segment, in the Municipal School Prof. Luzivaldo Castro dos Santos. The specific objectives are: To investigate whether the school encourages teachers to work with their students literacy; Know the main difficulties teachers face when working the literacy with the students of the EJA; Check that the school and teachers have an interest in work with the students of the EJA. To do so, the qualitative support based on the phenomenological philosophical current, bibliographical research, field, interviews and questionnaires, involving the school manager, teachers and students. The results show that teachers value extracurricular cultural events promoted to this public, lead the students of EJA to participate in these events as of the local culture and appreciation of the students who for some reason did not were able to study at their own age. It was found that teachers need to reading, fact that is not carried out daily, there is even a library in this school, but unfortunately teachers are not in the habit of getting students to explore this environment educational. Literacy and literacy for young people and adults is taken as a rescue of the citizenship, promotion of employability, strengthening of economic, social and family.
Descrição: Este trabalho aborda a alfabetização e letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, no 1º segmento, na Escola Municipal Professor Luzivaldo Castro dos Santos. O letramento deve ser considerado um fator determinante no processo de alfabetização, tendo em vista que muitos adultos escrevem bem, porém têm dificuldade de ler o que escrevem, por isso, ambos devem estar interligados ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa constituiu-se em analisar o processo de alfabetização e letramento dos alunos da EJA, 1º segmento, na Escola Municipal Prof. Luzivaldo Castro dos Santos. Já os objetivos específicos são: Investigar se a escola incentiva os professores a trabalhar com seus alunos práticas de letramento; Conhecer quais as principais dificuldades que os professores enfrentam ao trabalhar o letramento com os alunos da EJA; Verificar se a escola e os professores tem interesse em trabalhar o letramento com os alunos da EJA. Para tanto, foram utilizados a abordagem qualitativa apoiada na corrente filosófica fenomenológica, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas e questionários, envolvendo o gestor escolar, professores e alunos. Os resultados apontam que as professoras valorizam os eventos culturais extracurriculares promovidos para este público, levam os alunos da EJA para participar destes eventos como forma de revitalização da cultura local e valorização dos alunos que por algum motivo não puderam estudar em idade própria. Verificou-se que as professoras precisam abordar mais a leitura, fato que não é realizado diariamente, inclusive existe biblioteca nesta escola, mas infelizmente as professoras não tem o hábito de levar os alunos para explorar este ambiente educativo. A alfabetização e o letramento para os jovens e adultos é tida como resgate da cidadania, promoção da empregabilidade, fortalecimento das relações econômicas, sociais e familiar.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/841
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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