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Título: Sítio arqueológico em Comunidade Amazônica: estudo de caso do Laguinho, município de Parintins AM
Título(s) alternativo(s): Archaeological site in Comunidade Amazônica: case study of Laguinho, municipality of Parintins AM
Autor(es): Sá, Suziane
Palavras-chave: Sítio Arqueológico;Sensibilização;Educação Patrimonial;Comunidade Laguinho
Data do documento: 22-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This article seeks to show or use the archaeological site occupation by contemporary community in the area of ​​Laguinho, Gleba de Vila Amazônia, Municipality of Parintins, Amazonas, as a relação de produção do espaço geográfico e archeologia, using as a ferramenta to Educação Patrimonial, as a ferramenta a qual possibilita a valoração eo reconhecimento do patrimônio natural, cultural and public, contributing com to harmony between or homem ea natureza na sociedade atual. It seeks to rescue or sense of belonging two communities in the area of ​​Laguinho and Valéria through inter-dissemination of archaeological awareness and preservation ações, using the techniques of lectures and offices of the public schools municipais locais no sense of showing or value of identidade do place by meio das evidências da material material hairs ceramic fragments and lithic found outlining a surface occupied area pela comunidade, além of possibilitar to formação de multipliers and defenders of patrimônio ali existing.
Descrição: Este artigo procura mostrar o uso e a ocupação de sítio arqueológico por comunidade contemporânea na área do Laguinho, Gleba de Vila Amazônia, Município de Parintins, Amazonas, bem como a relação de produção do espaço geográfico e a arqueologia, usando como ferramenta norteadora a Educação Patrimonial, a qual possibilita a valoração e o reconhecimento do patrimônio natural, cultural e público, contribuindo com a harmonia entre o homem e a natureza na sociedade atual. Procura ainda resgatar o sentimento de pertencimento dos comunitários da área do Laguinho e da Valéria por intermédio da sensibilização arqueológica e de ações de preservação, utilizando as técnicas de palestras e oficinas nas Escolas públicas municipais locais no sentido de mostrar o valor da identidade do lugar por meio das evidências da cultura material pelos fragmentos cerâmicos e os líticos encontrados aflorando na superfície da área ocupada pela comunidade, além de possibilitar a formação de multiplicadores e defensores deste patrimônio ali existente.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/823
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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