DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/821
Título: Potencialidades das áreas verdes dascercaniasda escola municipal “São Pedro” do Parananema – Parintins –AM como espaço não formal de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Potentialities of green areas dascercaniasda municipal school "São Pedro" do Parananema -Parintins -AM as espaço não formal de aprendizajeizagem
Autor(es): Farias, Wendell
Palavras-chave: Ensino de Geografia;Educação Ambiental
Data do documento: 18-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Or present trabalho apresenta or result of a research entitled "Potentialities of green areas das Cercaias da Escola Municipal" São Pedro "do Parananema em Parintins- AM, as espaço não formal de aprendizagem", whose objective was to analyze the efficiency of classrooms in espaços não formais (green areas) as a facilitator of Educação Environmental and geography teaching, giving a greater focus to environmental awareness, for the transformation of two students into agents of construction and construction of a critical society, able to intervene in a conscious way nas questões turned to environmental education and geography ensinões, tendo as research subjects osunos do 5 º year of the Municipal School "São Pedro" - Parananema em Parintins-AM. A motivação that levou a desenvolvê-la deu em virtude do researcher to be a resident of the community where the school is located. It is recognized that the use of green areas, as an instrument for environmental awareness and geography, serves as a basis to study the elements that compose these areas such as hydrography, relief, vegetação, or alone, or climate, fauna, hictiofauna ea relação socio-environmental ali A research of qualitative approach adotou or interactive methodological support developed by Maria Marly de Oliveira (2013), contextualized pela utilization of hermeneutics dialectical approach, and hair desenvolvimento of a didactic sequência possibilitando-us obter results that aponte us utilção dos espaços não formais de aprendizagem as fundamentais to make studies voltados as questões ambientais e ao ensino de geografia, I contribute so that everyone unvolvam their potentials and adote pessoais postures, and construtivos social behaviors, for a society just and environmentally saudável.
Descrição: O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa intitulada “Potencialidades das áreas verdes das cercanias da Escola Municipal “São Pedro” do Parananema em Parintins– AM, como espaço não formal de aprendizagem”, cujo objetivo foi analisar a eficácia das aulas em espaços não formais (áreas verdes) como elemento facilitador da Educação Ambiental e ensino de geografia, dando um enfoque maior a conscientização ambiental, para a transformação dos estudantes em agentes de mudança e construção de uma cidadania crítica, capaz de intervir de forma consciente nas questões voltadas a educação ambiental e ensino de geografia, tendo como sujeitos da pesquisa os alunos do 5º ano da Escola Municipal “São Pedro” – Parananema em Parintins-AM. A motivação que levou a desenvolvê-la se deu em virtude do pesquisador ser morador da comunidade onde a escola esta localizada. Acredita-se que a utilização das áreas verdes, como instrumento para a melhoria da conscientização ambiental e do ensino de geografia, serve de base para estudar os elementos que compõe estas áreas como hidrografia, relevo, vegetação, o solo, o clima, fauna, hictiofauna e a relação socioambiental ali existente. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou o suporte metodológico interativo desenvolvido por Maria Marly de Oliveira (2013), contextualizado pela utilização da abordagem hermenêutica dialética, e pelo desenvolvimento de uma sequência didática possibilitando-nos obter resultados que nos aponte a utilização dos espaços não formais de aprendizagem como fundamentais para realizar estudos voltados as questões ambientais e ao ensino de geografia, contribuindo para que os alunos desenvolvam suas potencialidades e adote posturas pessoais, e comportamentos sociais construtivos, para uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/821
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons