DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/816
Título: O patrimônio histórico do núcleo central de Parintins-AM: mudanças e permanências
Título(s) alternativo(s): O historical patrimônio of the central nucleus of Parintins-AM: mudanças e permanências
Autor(es): Santos, Ana Paula
Palavras-chave: Centro Histórico;Transformação;Parintins- AM
Data do documento: 18-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O historical and important patrimony, pois portrays two places to social and cultural formation, as well as two individuals who played an important role in the construction of the city of Parintins. Assim conhecer as origens e o desenvolvimento da cidade de Parintins no Amazonas, and elicit a historical and geographical nature of this area, process or process of urbanization of Amazonian cities, resulting in a crystallization of architectural works that configure the Parintinense Historical Center. Or present artigo tem by objective conhecer or Patrimônio Histórico of the central nucleus of Parintins identifying its mudanças and permanências bem as an analysis and reflection of its importance to us atuais days. Therefore, a need for a temporary space evidencing the origin of Parintins, tendo as a basis for the studies or period that comprende 1796 to 1923. O theoretical contribution to or present trabalho perpassa pela characterization das cidades na Amazônia bem how was Amazônia após a colonização. A delimitation and characterization of the study area versed by the stories of Conego André Fernandes in 1832 we wrote Bittencourt no livro Memories of Parintins of 1923; além de imagens do Centro Historico bem como do exposto no Plano Diretor de Parintins. Diante a apreciação da temaática foi possível perceber that o Historical Center of Parintins will be at the mercy of attention, since public power does not promote initiatives of revitalization desses espaços, e pouco contribuem for a maintenance of patrimony, transferring to responsabilidade for the owners two imóveis that fazem parte da história Parintinense, compreender to ligação do presente com o passado stimulates curiosidade eo sentimento de pertença as the roots that emanam das relações sociais ao longo do tempo tendo um inestimável value, pois são heranças para a coletividade.
Descrição: O patrimônio histórico é importante, pois retrata a formação social e cultural dos lugares, bem como dos indivíduos que tiveram papel importante na construção indentitária da cidade de Parintins. Assim conhecer as origens e o desenvolvimento da cidade de Parintins no Amazonas, é suscitar a natureza histórica e geográfica desta ilha, diante o processo de urbanização das cidades Amazônicas, resultando na cristalização de obras arquitetônicas que configuram o Centro Histórico Parintinense. O presente artigo tem por objetivo conhecer o Patrimônio Histórico do núcleo Central de Parintins identificando suas mudanças e permanências bem como uma análise e reflexão de sua importância nos dias atuais. Para tanto, houve a necessidade de compor um espaço temporal que evidencie a origem de Parintins, tendo como base para os estudos o período que compreende 1796 a 1923. O aporte teórico para o presente trabalho perpassa pela caracterização das cidades na Amazônia bem como se encontrava a Amazônia após a colonização. A delimitação e caracterização da área de estudo versam diante os relatos de Conego André Fernandes em 1832 nos escritos de Bittencourt no livro Memórias de Parintins de 1923; além de imagens do Centro Histórico bem como do exposto no Plano Diretor de Parintins. Diante a apreciação da temática foi possível perceber que o Centro Histórico de Parintins encontra-se a mercê de atenção, visto que o poder público não promove iniciativas de revitalização desses espaços, e pouco contribuem para a manutenção do patrimônio, transferindo a responsabilidade para os proprietários dos imóveis que fazem parte da história Parintinense, compreender a ligação do presente com o passado estimula a curiosidade e o sentimento de pertença com as raízes que emanam das relações sociais ao longo do tempo tendo um valor inestimável, pois são heranças para a coletividade.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/816
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O patrimônio histórico do núcleo central de Parintins-AM mudanças e permanências.pdf604,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons