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Titel: A educação infantil como um espaço de experiências matemáticas.
Sonstige Titel: Child education as a space of mathematical experiences.
Autor(en): Virgílio, Tainara
Stichwörter: Atividade;Educação Infantil;Noções Matemáticas
Erscheinungsdatum: 17-Jan-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: The teaching of mathematics should not only begin in elementary school, as this discipline is not just a matter of memorizing content. In this sense, we present the results of a research that aims to understand in what terms the activities developed in the 2nd period of Early Childhood Education can trigger the construction of basic mathematical notions of mathematical concepts, which had the collaboration of a teacher and with his class of students, children of 5 years of a Municipal Children's Educational Center, in the city of Parintins. This study used the Leontiv Theory to understand how the activities in which the mathematical notions are constituted. The research methodology adopted is qualitative, with contributions from ethnography. In order to construct the data, the interview, the observation and the photographic record were used, as well as the study of the RCNEI and the Municipal Pedagogical Curriculum Proposal to know the present orientations for the teaching of Mathematics in Early Childhood Education. The results point out that the activities developed within the classroom, socialization and interaction, awaken mathematical notions, but they need to be worked more effectively in Early Childhood Education, so that they can serve, in fact, as a basis for mathematical knowledge which will be built in other stages of schooling.
Beschreibung: O ensino da matemática não deve ter início apenas no ensino fundamental, pois esta disciplina não se resume apenas na memorização de conteúdos. Nesse sentido, apresenta-se resultados de uma pesquisa que tem o objetivo de compreender em que termos as atividades desenvolvidas no 2º período da Educação Infantil podem desencadear a construção de noções matemática basilares de conceitos matemáticos, a qual contou com a colaboração de uma professora e com sua turma de alunos, crianças de 5 anos de um Centro Educacional Infantil Municipal, na cidade de Parintins. Este estudo utilizou-se da Teoria de Leontiv para compreender como as atividades nas quais as noções matemáticas são constituídas. A metodologia de pesquisa adotada é de cunho qualitativo, com contribuições da etnografia. Para a construção dos dados foi utilizado a entrevista, a observação e o registro fotográfico, além do estudo do RCNEI e da Proposta curricular Pedagógica Municipal para se conhecer as orientações presentes para o ensino de Matemática na Educação Infantil. Os resultados apontam que as atividades desenvolvidas dentro da sala de aula, a socialização e interação, despertam noções matemáticas, porém as mesmas precisam ser trabalhadas de maneira mais eficaz na Educação Infantil, para que possam servir, de fato, como base para o conhecimento matemático que será construído em outras fases da escolaridade.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/810
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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