DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/807
Título: Cantando a tabuada de multiplicação e divisão com os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Singing the multiplication and division table with 6th grade students
Autor(es): Souza, Daniel
Palavras-chave: Música;Ludicidade;Aprendizagem
Data do documento: 17-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The purpose of the present work is to present the importance of music in teaching and learning of mathematics in a conception of using music as a mobilizing and auxiliary tool in memorizing the multiplication and division table with the students of the 6th year of the elementary School. The research was carried out at the Geny Bentes de Jesus State School in the city of Parintins-AM. The method used is exploratory and Quali-quantitative approach. The workshop was called "singing the multiplication and division table". In the field research, the techniques of direct observation, post-test, and data analysis were performed using the comparative method. Therefore, it was concluded that music can be conceived as a mobilizing and auxiliary instrument in the teaching and learning of multiplication and division tables, however, music is not only limited to being an instrument that facilitates learning, it has the ability to balance the mind and develop the integrity of being.
Descrição: O presente trabalho tem por finalidade, dar a conhecer, a importância da música no ensino e aprendizagem da matemática, numa concepção, de usar a música, como instrumento mobilizador e auxiliador na memorização da tabuada de multiplicação e divisão com os alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Geny Bentes de Jesus na cidade de Parintins-AM. O método utilizado é de cunho exploratório e abordagem Quali-quantitativa. Desenvolveu-se a oficina denominada “cantando a tabuada de multiplicação e divisão”. Na pesquisa de campo utilizou-se das técnicas de observação direta, teste pós oficina e a análise dos dados foi feita pelo método comparativo. Portanto, chegou-se a conclusão de que a música pode ser concebida como um instrumento mobilizador e auxiliador no ensino e aprendizagem da tabuada de multiplicação e divisão, no entanto, a música não se limita apenas a ser um instrumento facilitador da aprendizagem, ela tem a capacidade de equilibrar a mente e desenvolver a integridade do ser.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/807
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cantando a tabuada de multiplicação e divisão com os alunos do 6º ano do ensino fundamental.pdf295,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons