DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Arilson-
dc.date.available2018-03-05T13:21:32Z-
dc.date.issued2018-01-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/804-
dc.descriptionPautado nos princípios da etnomatemática, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender como as atividades socioculturais desenvolvidas na comunidade São José, zona rural do município de Parintins, poderiam ser utilizadas como referências para o ensino e aprendizagem matemática nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada na comunidade São José localizado no município de Parintins, no interior do estado do Amazonas. Para a construção dos dados utilizou-se da entrevista narrativa, observações e registro fotográficos no contexto da confecção de rede de pesca. Posteriormente realizou-se uma triangulação para fazer a interpretação dos dados/ informações construídas. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que as confecções de rede de pesca se constituem um processo de ensino e aprendizagemque poderiam ser utilizados nas escolas da comunidadept_BR
dc.description.abstractBased on the principles of ethnomathematics, a qualitative research was carried out with the objective of Understanding how the socio-cultural activities developed in the São José community, rural area of the municipality of Parintins, could be used as references for mathematical teaching and learning in the final years of teaching fundamental. The research was carried out in the São José community located in the municipality of Parintins, in the state of Amazonas. For the construction of the data, we used the contributions of ethnography to carry out the narrative research, observations and photographic record in the context of the fishing net. Subsequently, a triangulation was performed to interpret the data / information constructed. The results of the research allow us to affirm that fishing confections constitute a process of teaching and learning that could be used in community schools.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionaispt_BR
dc.subjectEscola Ribeirinhapt_BR
dc.titlePara pescar ideias matemáticaspt_BR
dc.title.alternativeTo fish for mathematical ideaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-05T13:21:32Z-
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Para pescar ideias matemáticas.pdf983,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons