DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/803
Título: O erro: uma janela para visualizar as dificuldades dos alunos
Título(s) alternativo(s): The error: a window to visualize students' difficulties
Autor(es): Glória, Cassiano
Palavras-chave: Matemática - ensino aprendizagem;Números Inteiros;Expressões Numéricas
Data do documento: 15-Jan-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present article presents the results of a research on the difficulties of students in solving problems with numerical expressions involving integers, arithmetic operations and sign associations. For this, the author makes use of the qualitative research in order to collect the data with techniques of observations, questionnaires. To illustrate the resolutions was used photographic record. The questionnaires were organized by levels of difficulty. The first questionnaire consisted of addition and subtraction operations involving the use of association signs, the second involving addition, subtraction, multiplication and division operations using association signs. The research was carried out at the São José Operário School located in the municipality of Parintins - AM, in this school the subjects that participated in the research were the 7th grade students "2" of the afternoon shift for a total of 33 students. The analysis of the data allows to affirm that even after the content was taught in the classroom by the mathematics teacher, the students still presented difficulties. From the period of investigation and analysis of the resolutions of the questionnaires, it is concluded that some students present difficulties because they are related to the operations with the natural numbers, where only positive values consist of results.
Descrição: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades dos alunos nas resoluções de problemas com expressões numéricas envolvendo números inteiros, operações aritméticas e sinal de associações. Para tanto, o autor faz uso da pesquisa qualitativa a fim de coletar os dados com técnicas de observações, questionários. Para ilustrar as resoluções utilizou-se registro fotográfico. Os questionários foram organizados por níveis de dificuldades. O primeiro questionário consistia em operações de adição e subtração envolvendo o uso de sinais de associações, o segundo, envolve as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com o uso de sinais de associação. A pesquisa foi realizada na Escola São José Operário localizada no município de Parintins – AM, nessa escola os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos do 7º ano “2” do turno vespertino no total de 33 alunos. A análise dos dados permite afirmar que mesmo depois do conteúdo ser ministrado em sala de aula pelo professor de matemática, os alunos ainda apresentaram dificuldades. Decorrente do período de investigação e análise das resoluções dos questionários, conclui-se que alguns alunos apresentam dificuldades pelo fato de estarem ligados as efetuações das operações com os números naturais, onde consiste em resultados apenas valores positivos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/803
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O erro uma janela para visualizar as dificuldades dos alunos.pdf443,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.