DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/784
Título: Motivação: elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA
Título(s) alternativo(s): Motivation: an important element in the teaching and learning process of EJA students
Autor(es): Cumapa, Vanuza Ribeiro
Palavras-chave: Motivação;Ensino - Aprendizagem;Educação de Jovens e adultos;EJA
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: El trabajo tiene como tema: Motivación como elemento importante en el processo ensenanza aprendizaje de los estudiantes de educación de jovenes y adultos de ensenanza fundamental de la Escuela Municipal Jociêdes Andrade. El trabajo tiene como objetivo verificar si la motivación es importante para el proceso de ensenanza aprendizaje de los alumnos. La investigación está constituída por tres capítulos, el primeiro presenta las referencias teóricas compuestas por el surgimento de la motivación y su importancia para el processo de ensenanza y aprendisaje. El capítulo ll se aportan los métodos, técnicas e instrumentos de la pesquisa, con la aplicación de questionarios a profesores y a alumnos concluyentes de los grupos “A”, “B”, “C” e “D”, asi como la importancia de esos elementos para una investigación científica. El capítulo lll presenta el resultado, análise y discución de los datos de la investigación con los itens antecedentes de la escuela, la trayectoria de la investigación, análisis y obtención de los datos. Los resultados de este trabajo de investigación revelam que los profesores enfatizan la motivación como un elemento significativo para el proceso de aprendizaje de los educandos, como los educandos afirman que la motivación es esencial para el resultado del desarrollo intelectual, psicológico y social en sus procesos estudantiles. Como conclusión, tanto los profesores como los alumnos de la educación de jovens y adultos deben ser motivados, merecen atención, respeto y precisan ser vistos como agentes transformadores de cambios.
Descrição: O presente trabalho tem como temática: Motivação como elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos do ensino fundamental da Escola Municipal Jociêdes Andrade. O trabalho teve como objetivo verificar se a motivação é importante para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa está constituída em três capítulos. O capítulo I apresenta o referencial teórico composto pelo surgimento da motivação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. O capítulo ll se reporta aos métodos, técnicas e instrumentos da pesquisa, com a aplicação de questionários para os professores e aos alunos concludentes das turmas “A”, “B”, “C” e “D”, assim como a importância desses elementos para uma investigação científica. O capítulo lll apresenta o resultado, análise e discursão dos dados da pesquisa com os itens antecedentes da escola, a trajetória da pesquisa e análise e obtenção dos dados. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que os professores enfatizam a motivação como um elemento significativo para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto os educandos afirmam que a motivação é essencial para o resultado do desenvolvimento intelectual, psicológico e social de seus processos estudantis. Como conclusão, tanto os professores quanto os alunos da educação de jovens e adultos devem ser motivados, merecem atenção, respeito e precisam ser vistos como agentes transformadores de mudança.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/784
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Motivação elemento importante no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA.pdf852,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons