DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoçambite, Wagson Chalo-
dc.date.available2017-12-15T17:54:36Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/783-
dc.descriptionEsta pesquisa trata de uma análise documental sobre políticas públicas educacionais, visando os povos indígenas do Vale do Javari, no período de 1945 a 2000, evidenciando os fatores de sua realidade e as influências de todas essas políticas no período mencionado. Tem como objetivo compreender a maneira que as autoridades competentes têm se preocupado ao longo dos anos em propor ações de acompanhamento que garantam aos povos indígenas do nosso país capacidades para que gozem do que lhes é próprio de direito. O presente trabalho advém de uma pesquisa documental, sendo resultado da consulta e leitura dos acervos (Acervo Base Memória Vale do Javari e Acervo Memória Júlio Cesar Melatti) doados ao Grupo de Pesquisa Línguas e Culturas Amazônicas, além de uma revisão de literatura através de teóricos que abordam a temática “políticas públicas educacionais”. Por meio da análise realizada em trezentos e vinte seis documentos, encontramos no Acervo Base Memória Vale do Javari os primeiros registros a partir de 1989 sobre a existência de nove escolas na região do Javari, e no Acervo Memória Júlio Cesar Melatti de sessenta e três documentos analisados foram encontrados quatro resultados condizentes com os critérios adotados, dos quais um desde remota ao ano de 1991, onde é mencionado o ensino bilíngue em algumas aldeias no Vale do Javari. Dessa maneira concluímos, apesar das ações educativas criadas para a região do Javari sejam importantes, em sua maior parte, foi para integrar os índios à sociedade nacional, tornando-os “civilizados”.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación se trata de una análisis documental sobre políticas públicas educacionales, visando los pueblos indígenas del Valle del Javari: en el período de 1945 a 2000, evidenciando los factores de su realidade y las influencias de todos esas políticas en el periodo mencionado a esa populación. Tiene como objectivo compreender la manera que las autoridades competentes se han preocupado a los largos de los años en acciones de acompañamientos que garantissem a los pueblos indígenas de nuestros país capacidades para que gosen de lo que es de su proprio derecho. El presente trabajo proviene de uma investigación documental, siendo resultado de consulta y lectura de los acervos Base Memória Valle do Javari y acervo memória Júlio Cesar Melatti, donados al Grupo de Investigación Leguas y Culturas Amazonicas, y de una revisón de literatura através de teóricos que abordam: políticas públicas educacionales. Por médio de la análisis en trecientos veinte y seis documentos, encontramos en el Acervo Base Memória Valle do Javari los registros a partir de 1989 sobre la existência de nueve escuelas en la región, y en el Acervo Memória Julio Cesar Melatti, de sessenta y tres documentos fueron encontrados cuanto resultados, de los cuales uno de estos remota al anõ de 1991, donde es mencionado la eseñanza bilíngue en algunas aldeas del Javari. De esa menera concluimos, apesar de las acciones educativas creadas para la región del Javari sean importantes, em su mayor parte, fué para integrar los índios la sociedade nacional, volvendo los “civizados”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectIndígenas do Vale do Javaript_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais para os povos indígenas do Vale do javari: investigando o período de 1945 a 2000pt_BR
dc.title.alternativePublic educational policies for the indigenous peoples of the Vale do javari: investigating the period from 1945 to 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-15T17:54:36Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons