DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/742
Título: A importância do teatro na formação educacional de alunos com deficiências no Centro Integrado de Educação Especial (CIEEI) professora Esmeralda Aparício Negreiros no município de Tabatinga/AM
Título(s) alternativo(s): The importance of theater in the educational formation of students with disabilities in the Integrated Center of Special Education (cieei) teacher Esmeralda Aparício Negreiros in the municipality of Tabatinga / AM
Autor(es): Saquiray, Mario Lopes
Palavras-chave: Deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação Especial
teatro na escola
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabajo de terminación de curso (TCC), tuvo por objetivo verificar la importancia del Teatro en la Educación de alumnos con Deficiencia en el Centro Integrado de Educação Especial e Inclusivo (CIEEI) PROFESORA ESMERALDA NEGREIROS APARICIO, en el municipio de Tabatinga, Amazonas. Se utilizó como herramientas de trabajo: la Observación, Cuestionarios y Cuadernos de campo para la recolección de datos. Los métodos utilizados fueron: Investigación Bibliográfica e Investigación de Campo para fundamentar esta obra. A los alumnos con deficiencias en el área de la educación les están dando valor cada día por su potencial. Es necesario una formación profesional sólida por parte de los alumnos, para que sean capaces de suplir las demandas del mercado, de establecer una interdisciplinariedad con las diferentes áreas del conocimiento y de atender las exigencias legales en cada área que enfrentan día a día en su trabajo. Lo que se observa en las familias en donde hay integrantes con necesidades especiales es que existen algunos problemas de aceptación del padre o de la madre en exponer para la sociedad su hijo(a), por vergüenza o preconcepto personal e terminan siendo escondidos dentro de la casa como forma de evitar la exposición y se deprimen por no participar de la vida cotidiana de la familia. En este trabajo monográfico se abordará el tema de la influencia del teatro en la escuela como formación educativa de los alumnos con deficiencia, buscando dar un soporte pedagógico y contribuyendo así para una mejor didáctica en el arte de enseñar. Considerando que el teatro es un fuerte aliado educativo que facilita la sociabilización de personas con deficiencias y da la oportunidad para descubrir talentos y demostrar necesidades pedagógicas que pueden ser discutidas y analizadas para atender mejor las necesidades de cada uno.
Descrição: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve por objetivo verificar a importância do Teatro na formação Educacional de alunos com deficiência no Centro Integrado de Educação Especial e Inclusiva (CIEEI) Professora Esmeralda Aparício Negreiros no município de Tabatinga/Am. Teve como os materiais de trabalho: Observação, Questionário e Caderno de Bordo como forma de coletar dados. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para fundamentar toda esta obra. Os alunos com deficiências no campo educacional tem sido cada dia valorizado pelos seus potenciais. Entre estes se encontra a necessidade de uma formação profissional sólida por parte dos educandos, capaz de suprir as demandas de mercado, de estabelecer elos entre diversas áreas do saber, de atender às exigências legais de cada área de atuação que enfrentam no dia a dia do seu trabalho. O que se observa entre as famílias em que há pessoas com necessidades especiais alguns problemas de aceitação da mãe e do pai em expor para a sociedade o filho, por questões de vergonha ou até preconceito pessoal e acabam sendo escondidos dentro de casa como forma de evitar a exposição e ficam deprimidos pelo fato de não participarem da vida cotidiana da família. Nesta obra monográfica, será tratado sobre a influência do teatro na escola como formação educacional de alunos com deficiências, procurando dar um suporte pedagógico contribuindo assim para uma melhor didática no ato de ensinar. Considerando que o teatro é um forte aliado educacional que facilita a sociabilização de pessoas com deficiências e oportuniza a descoberta de talentos e demonstração de necessidades pedagógicas que podem ser discutidas e analisadas para melhor atender as necessidades de cada um.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/742
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons