DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/736
Título: As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade
Título(s) alternativo(s): The methodologies used in the literacy of children with special educational needs in the Municipal School Professor Jociêdes Andrade
Autor(es): Silva, Marizete Dutra Ferreira da
Palavras-chave: Inclusão - Escola;Necessidade educacional especial;Metodologias - Aprendizagem
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: El presente trabajo con el tema "Las metodologías utilizadas en la alfabetización de niños con necesidades educativas especiales en la Escuela Municipal profesora Jociêdes Andrade", insertado en la línea de investigación Educación Especial y Inclusión. La investigación pretendió identificar cómo viene ocurriendo la inclusión en el ambiente escolar, conocer cómo los profesores se han preparado para el proceso educativo, verificar los avances y describir cómo la inclusión ocurre en el espacio escolar. Se trata de uno trabajo bibliográfico y de campo, con abordaje cualitativo, en el cuál se hizo uso de la técnica de observación y cuestionario con preguntas semifechadas y preguntas abiertas. El público objetivo de la investigación fueron alumnos, un cuidador, apoyo pedagógico y tres profesores del primero al tercer año de la enseñanza fundamental. De acuerdo con los datos obtenidos, fue posible constatar la dificultad de los profesores en desarrollar una propuesta educativa inclusiva en el aula, a pesar de que la mayoría tienen especialización orientada a intervenir en la dificultad de aprendizaje, los mismos no se sienten capacitados para lidiar con la inclusión de la inclusión Niños con necesidades educativas especiales en su clase.
Descrição: O presente trabalho com o tema “As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal professora Jociêdes Andrade”, inserido na linha de pesquisa Educação Especial e Inclusão. A pesquisa visou identificar como vem ocorrendo a inclusão no ambiente escolar, conhecer como os professores tem se preparado para o processo educacional, verificar os avanços e descrever como a inclusão acontece no espaço escolar. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa, no qual fez-se uso da técnica de observação e questionário com perguntas semifechadas e perguntas abertas. O público alvo da pesquisa foram alunos, um cuidador, apoio pedagógico e três professores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar a dificuldade dos professores em desenvolverem uma proposta educacional inclusiva na sala de aula, apesar da maioria ter especialização voltada a intervir na dificuldade de aprendizagem, os mesmos não se sentem capacitados para lidar com a inclusão de crianças com necessidade educacional especial em sua classe.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/736
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons