DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/734
Título: Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
Título(s) alternativo(s): Reading and writing in the classroom: to awaken the reading skills of the students, in the class of the fourth year of elementary education in the Municipal School of Porto Cruzeirnho, municipality of Benjamin Constant-Amazonas.
Autor(es): Sales, Natanael Valejo
Palavras-chave: Leitura - Escrita
Sala de aula - Desafios
Leitura - Aprendizagem significativa
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: La presente monografía tiene como tema "lectura escrita en el aula: despertar competencias lectoras de los educandos, en la clase del 4º año de la enseñanza fundamental en la escuela municipal indígena" puerto cruzeirinho ". Se trata de una observación sobre la lectura como factor esencial para la adquisición del conocimiento de nuestros educandos. Esta monografía tiene como objetivo presentar la lectura como factor esencial para un aprendizaje significativo para los niños, objetivando la formación intelectual del niño dentro de una sociedad exigente. Para ello, buscamos bases teóricas que subsidiar el tema en pauta, además de ser capaces de orientar la práctica pedagógica del docente. Este trabajo monográfico se orienta en un abordaje cualitativo a la cual se realizaron actividades como: entrevistas, observación participante y aplicación cuestionarios con profesores y alumnos de la Escuela municipal indígena "puerto cruzeirinho, donde podemos tener una visión de la práctica pedagógica del profesor en el aula relacionada Lectura. Sabemos que la lectura tiene inmensa influencia en la construcción del sentido crítico y lo que vemos son niños imposibilitados a desarrollar actividades en lo que se refiere a la lectura. Buscamos utilizar una metodología coherente con la realidad del alumno y de la escuela en la que observamos. Los resultados obtenidos demostraron que nuestros niños necesitan ser más incentivados al hábito de la lectura y que la práctica docente necesita ser repensada todos los días con la intención de cada vez más de hacer a nuestros alumnos buenos lectores. Constatamos que formar un lector crítico no depende exclusivamente de colocar al alumno para leer, sino para practicar constantemente la lectura de textos diversificados y extraer de los mismos su significado.
Descrição: A presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhecimento de nossos educandos. Esta monografia tem como objetivo apresentar a leitura como fator essencial para uma aprendizagem significativa para as crianças, objetivando a formação intelectual da criança dentro de uma sociedade exigente. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiassem o tema em pauta, além de serem capazes de nortear a prática pedagógica do docente. Este trabalho monográfico se pauta numa abordagem qualitativa a qual se realizou atividades como: entrevistas, observação participante e aplicação questionários com professores e alunos da Escola municipal indígena “porto cruzeirinho, onde podemos ter uma visão da prática pedagógica do professor na sala de aula relacionada à leitura. Sabemos que a leitura possui imensa influencia na construção do senso crítico e o que vemos são crianças impossibilitadas a desenvolver atividades no que diz respeito à leitura. Procuramos utilizar uma metodologia coerente com a realidade do aluno e da escola no qual observamos. Os resultados obtidos demonstraram que nossas crianças precisam ser mais incentivadas ao hábito da leitura e que a prática docente precisa ser repensada todos os dias com a intenção de cada vez mais tornarmos nossos alunos bons leitores. Constatamos que formar um leitor crítico não depende exclusivamente de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura de textos diversificados e extrair dos mesmos o seu significado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons