DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Cláudia Vasque dos-
dc.date.available2017-11-14T17:46:39Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/719-
dc.descriptionEste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, a partir das contribuições de importantes teóricos tais como: CARNEIRO & DODGE,2007, que diz que “ ao estimular as crianças durante as brincadeiras (...) pode contribuir para melhorar o desenvolvimento de sua autoestima e independência.; KELLY, 1969; FABER, 2008; ALVES,2001; MARINHO,1993; STOKOE & BHARF, 1987; AMEIDA,2008; dentre outros. Para tanto, foram levantados e analisados livros, artigos científicos publicados e sites que abordassem o tema trabalhado. O estudo teve como princípio investigar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. Para esta compreensão foi feito um levantamento da origem e as principais características da psicomotricidade. Onde se contatou segundo Levin (1995), que historicamente o termo "psicomotricidade" surgiu a partir do discurso médico neurológico, no início do século XIX. É a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos. Identificamos a importância da desta ciência enquanto ferramenta pedagógica do processo de ensino e aprendizagem, e percebeu-se que a psicomotricidade favorece práticas e atividades que exploram e desenvolvem as habilidades psicomotoras relacionadas ao processo de alfabetização. Verificamos também a área de atuação e o mercado de trabalho da psicomotricidade. Onde se percebeu que tamanha é a diversificação profissional da psicomotricidade que não tem sua área muito bem delimitada. Dessa forma (Almeida 2009) coloca que a área de atuação dessa ciência é, “Educaçao física ( Redução, Terapia), consultoria e supervisão”.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo se caracteriza como una investigación bibliográfica, de abordaje cualitativo, a partir de las contribuciones de importantes teóricos tales como: CARNEIRO & DODGE, 2007, que dice que "al estimular a los niños durante las bromas (...) puede contribuir a mejorar El desarrollo de su autoestima e independencia. ; KELLY, 1969; FABER, 2008; ALVES, 2001; MARINHO, 1993; STOKOE & BHARF, 1987; AMEIDA, 2008; entre otros. Para ello, se levantaron y analizaron libros, artículos científicos publicados y sitios que abordaran el tema trabajado. El estudio tuvo como principio investigar la importancia de la psicomotricidad para el desarrollo infantil. Para esta comprensión se hizo un levantamiento del origen y las principales características de la psicomotricidad. Donde se contactó según Levin (1995), que históricamente el término "psicomotricidad" surgió a partir del discurso médico neurológico, a principios del siglo XIX. Es a partir de la necesidad médica de encontrar un área que explique ciertos fenómenos clínicos. Identificamos la importancia de esta ciencia como herramienta pedagógica del proceso de enseñanza y aprendizaje, y se percibió que la psicomotricidad favorece prácticas y actividades que explotan y desarrollan las habilidades psicomotoras relacionadas al proceso de alfabetización. También verificamos que el área de actuación y el mercado de trabajo de la psicomotricidad. Donde se percibió que tal es la diversificación profesional, de la psicomotricidad que no tiene su área muy bien delimitada. De esta forma (Almeida 2009) plantea que el área de actuación de esa ciencia es, "Educación física (Reducción, Terapia), consultoría y supervisión".pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçao Infantilpt_BR
dc.titleA psicomotricidade como importante aliado no desenvolvimento de crianças na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativePsychomotricity as an important ally in the development of children in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T17:46:39Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A psicomotricidade como importante aliado no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil.pdf727,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons