DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/718
Title: A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: The indiscipline in the classroom: causes and interference in the learning of the students of the 5th year of Elementary School
Authors: Oliveira, Amberlene Ramos de
Keywords: Indisciplina - Sala de aula;Aprendizagem - interferência;Ensino Fundamental - Indisciplina
Issue Date: 14-Nov-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: El presente trabajo tiene como temática: “La indiciplina em sala de estúdio: causas y interferecias en el aprendizaje de los alunos del 5º ano del II ciclo del aprendizaje fundamental de la Escuela Profesora Maria Batista Lopes”. El trabajo tiene como objetivo investigar la indiciplina, sus principales causas y interferência em el aprendizaje de los alumnos. Se utilizo el estudio de campo como metodologia, bien como la pesquisa bibliográfica, los questionarios y la observación participante. La pesquisa está compuesta em três capítulos, el primer presenta el referencial teórico compuesto por el concepto de la indiciplina em sala de estudio, influyencias em el comportamento de los alunos y la familia como causa de la indisciplina. Lo II capitulo se refiere a la metodologia, con aplicación de questionarios para el profesor de la turma del 5º ano “C” y a los alumnos. El III capitulo presenta la discusión de los resultados, de ese trabajo de pesquisa revelán que el profesor sabe que son vários factores que contribuyrón para el acaretamiento de la indiciplina en sala de estudio, pero, contodo se atribuye la culpa a la família como principal fator por no tener conocimento de educar y por limites a sus hijos, cuanto los alunos creen que ocorre por algunas otras situaciones. Contudo, fue posible verificar que existe uma flerte relación de noción de conceptos y principalmente, de eses, se reconocio la urgência de trabajar está cuestión com los profesores.
Description: O presente trabalho tem como temática “A indisciplina na sala de aula: causas e interferência na aprendizagem dos educandos do 5º ano do II Ciclo do ensino fundamental da Escola Professora Maria Batista Lopes”. O trabalho teve como objetivo investigar a indisciplina, suas principais causas e interferência na aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, os questionários e a observação participante. A pesquisa está composta em três capítulos, o primeiro apresenta o referencial teórico composto pelo conceito de indisciplina no ambiente escolar, indisciplina na sala de aula, influências no comportamento dos alunos e a família como causa da indisciplina. O II capítulo se refere a Metodologia, com a aplicação de questionários para um professor da turma do 5º ano “C” e aos alunos. O III capítulo apresenta a discussão dos resultados, com os itens perfil dos sujeitos entrevistados e análises das respostas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados desse trabalho de pesquisa revelam que o professor sabe que são vários fatores que contribui para o acarretamento da indisciplina em sala de aula, mas, contudo atribui à culpa a família como principais fatores por não saberem educar e por limites nos filhos, quanto os educandos acreditam que ocorre por algumas outras situações. Contudo, foi possível verificar que existe uma forte relação da noção de comportamento relacionado à indisciplina, uma variação de conceitos e principalmente, desses, percebeu-se a urgência de se trabalhar esta questão com os professores.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/718
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons