DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorInuma, Beatriz de Souza-
dc.date.available2017-11-14T17:44:25Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/716-
dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo realizado com 06 alunos do 4º ano do ensino fundamental, 02 professores e 04 funcionários, sobre o tema a escola como um fator fundante na perspectiva do respeito e valorização das diferenças na tríplice fronteira, município de Tabatinga-AM, sendo a escola um ambiente designado à socialização, a convivência harmônica e ao respeito, encontra-se um ambiente de desrespeito e agressões dos alunos contra seus colegas. A metodologia aplicada a este estudo foi uma pesquisa de campo, afim de obter dados referentes à escola e as múltiplas relações dos alunos no ambiente escolar, como pesquisa bibliográficas, e técnicas de pesquisa como: observação, questionários e entrevistas, relevantes a problemática em estudo. Como resultado chegou a afirmação de que a escola possui um papel fundante na perspectiva do respeito e valorização das diferenças. Pois a intervenção da escola quanto a esta temática, previne conflitos atuais e futuros, inerentes do despreparo dos cidadãos em conviver com a diversidade encontrada no meio social. Assim, aponta-se para a escola promover em seu cotidiano escolar atividades de valorização das diferenças. Além de envolver todos que compõem o núcleo escolar, pois a soma de todos, vai contribuir para a formação de alunos críticos, conscientes de seus atos, aptos para o exercício da cidadania e para o convívio social, mais humano perante seus semelhantes.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objectivo presentar un estudio con 06 estudiantes del 4º año de la escuela primaria, 02 profesores y 04 empleados, sobre el tema la escuela como un factor esencial en la perspectiva del respecto y valoración de las diferencias en la triplice frontera, municipio de Tabatinga-AM, siendo la escuela un ambiente designado a la socialización, a la convivencia armonica y al respecto, encontra-se un ambiente de desrespecto y agreciones de los estudiantes contra sus colegas. La metodologia usada a este estudio fue una pesquisa de campo, pala la obtención de respuestas referentes a la escuela y las variadas relaciones de dos estudiantes en el ambiente escolar, pesquisa bibliografíca, y ténicas de pesquisa como: observacón, questionarios y entrevistas, relevantes a la problemática en estudio. Como resultado se llego a la afirmactiva de que la escuela tiene un papel fundamental en la perspectiva del respeicto y valoración de las diferencias. Pues la intervención de la escuela a respecto de esta temática, previne conflitos atuales y futuros, proprios del despreparo de los ciudadiones en convivir con la diversidad encontrada em el medio social. Asi, apuenta para la escuela promover en su cotidiano escolar acciónes que valoran las diferencias. Y además, envolver todos que componen el núcleo escolar, siendo que la adicción de todos, van contribuir para la formación de estudiantes críticos, conscientes de sus atos, aptos para el exercicio de la ciudadania y para el convivio social, mas humano perante sus semejantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.subjectDiversidade - Meio socialpt_BR
dc.subjectEscola - Diversidadept_BR
dc.subjectInclusão - Escolapt_BR
dc.titleA escola como fator fundante na perspectiva do respeito e valorização das diferenças na tríplice fronteira município de Tabatinga – AMpt_BR
dc.title.alternativeThe school as a founding factor in the perspective of respecting and valuing the differences in the triple border municipality of Tabatinga - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T17:44:25Z-
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.