DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/687
Título: Ensino do solo uma abordagem interdisciplinar no 6º ano da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus
Título(s) alternativo(s): Soil education an interdisciplinary approach in the 6th year of the Geny Bentes de Jesus State School
Autor(es): Raysarah, Ribeiro
Palavras-chave: Ensino;Aprendizagem;Solo
Data do documento: 28-Set-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: his work was carried out with the intention of contributing with the activities directed to the teaching of the soil involving the student in the understanding of the several characteristics that the soil presents. The objective is to study the possibility of facilitating soil teaching in an interdisciplinary way for meaningful learning. We used as a support the deductive method, because it opened the possibility of conducting the research through the interdisciplinarity course, for which the research was qualitative. The applied methodology happened first with the construction of the methodological procedure; later in the premises of the school there was the presentation of the theme, in order to make them realize what they would see in loco; then we went to an area in the urban area of ​​the city of Parintins, where we were able to analyze the horizons, the profile, the soil morphology and also the granulometry, from that, we constructed the concepts referring to what was studied in the school and in loco. Therefore, the geographical teaching of the soil can be approached within the interdisciplinary bias, adding the several areas of knowledge with greater use in the study of the soil, giving the student a significant and innovative learning.
Descrição: Este trabalho foi realizado com o intuito de contribuir com as atividades direcionadas ao ensino do solo envolvendo o estudante na compreensão das várias características que o solo apresenta. O objetivo é estudar a possibilidade de facilitar o ensino do solo de forma interdisciplinar para uma aprendizagem significativa. Utilizamos como suporte o método dedutivo, porque abriu a possibilidade de conduzir a pesquisa pelo percurso da interdisciplinaridade, para tanto a pesquisa foi qualitativa. A metodologia aplicada aconteceu primeiramente com a construção do procedimento metodológico; posteriormente nas dependências da escola houve a apresentação do tema, no intuito de fazê-los perceber o que veriam in loco; em seguida nos dirigimos para uma área na zona urbana da cidade de Parintins, onde nos foi possível analisar os horizontes, o perfil, a morfologia do solo e ainda a granulometria, a partir disso, construímos os conceitos referentes ao que foi estudado na escola e in loco. Portanto, o ensino geográfico do solo pode ser abordado dentro do viés interdisciplinar, agregando as diversas áreas do saber com maior aproveitamento no estudo do solo, proporcionando ao estudante uma aprendizagem significativa e inovadora.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/687
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino do solo uma abordagem interdisciplinar no 6º ano da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus.pdf776,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons