DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/683
Titel: As tecituras da aprendizagem significativa no ensino de geografia: uma experiência desenvolvida pelas ações do PIBID aos alunos do 6º ano do ensino fundamental
Sonstige Titel: The tecituras of the significant learning in the teaching of geography: an experience developed by the actions of the PIBID to the students of the 6th year of the elementary school
Autor(en): Pinheiro, Elizabeth
Stichwörter: Ensino de Geografia;Ludicidade;Aprendizagem Significativa
Erscheinungsdatum: 28-Sep-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: In the school scope, even if it is on a small scale, one can already obtain possibilities to add in the teaching and special in the teaching of geography possible activities and to develop with them a significant learning. It is a starting point for this work and as a general objective, to identify the extent to which dance, as a play activity can contribute to the teaching of geography, enabling a meaningful learning to the students of the 6th year of elementary school and at the same time, have been directed to understand what theorists define by meaningful learning in order to verify if the dance as a playful activity can contribute with the teaching of geography. It is believed that this proposal will enable the enumeration of possible subjects of the curricular proposal of the elementary school that can be worked, with dance as an instrument to fix this theme. Based on these needs the work was based on qualitative research, based on a dialectical vision. The methodology was prioritized the development of a dialogic expositive class, and as an activity of fixing the development and use of a playful activity prioritizing dance as a main element. Through this practice, the possibility of instigating students' motivation for constructing meaningful learning opens up. The results showed that dance as a fixation activity can be inserted in the school community and that it is an element that links the teaching of geography with a nice way to fix what was proposed, giving a meaning to each of the students, resulting in significant learning.
Beschreibung: No âmbito escolar ainda que seja em uma escala pequena já pode-se obter possibilidades de acrescentar no ensino e especial no ensino de geografia possíveis atividades e desenvolver junto delas um aprendizado significativo. Tem-se como ponto de partida para esse trabalho e como objetivo geral, identificar em que medida a dança, enquanto atividade lúdica pode contribuir com o ensino de geografia, viabilizando uma aprendizagem significativa aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e ao mesmo tempo, direcionaram-se para compreender o que os teóricos definem por aprendizagem significativa afim de verificar se a dança como atividade lúdica pode contribuir com o ensino de geografia. Acredita-se que essa proposta possibilitará a enumeração de possíveis assuntos da proposta curricular do ensino fundamental que podem ser trabalhados, tendo a dança como instrumento de fixação desse tema. Norteados por essas necessidades o trabalho teve como base a pesquisa qualitativa, embasado em uma visão dialética. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gentil Belém. A metodologia priorizou o desenvolvimento de uma aula expositiva dialogada, e como atividade de fixação o desenvolvimento e utilização de uma atividade lúdica priorizando a dança como elemento principal. Mediante essa prática, abre-se a possibilidade de instigar a motivação dos estudantes para a construção da aprendizagem significativa. Os resultados permitiram constatar que, a dança como atividade de fixação pode ser inserida na comunidade escolar e que ela é um elemento que liga o ensino de geografia com uma maneira gostosa de fixar o que foi proposto, dando um significado a cada um dos estudantes, acarretando dessa forma um aprendizado significativo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/683
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons