DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/677
Título: A importância do PIBID no processo de ensino de Geografia na Escola Estadual São José Operário em Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): The importance of PIBID in the process of teaching Geography at the State School of São José Operário in Parintins-AM
Autor(es): Miranda, Raykar
Palavras-chave: PIBID;Oficinas Pedagógicas;Ensino de Geografia
Data do documento: 28-Set-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present work aims to present the contributions of PIBID in the process of Teaching Geography at the São José Operário State School in Parintins / AM. The development of new methodologies developed through the application of pedagogical workshops in the 6th and 7th grades of elementary school served as a tool for analysis in this work. A qualitative approach guided by phenomenological assumptions was used in the research. In order to plan, develop and evaluate the effectiveness of the work, a methodology was used which consisted of a bibliographical survey, participant observation and follow-up of the teaching process of the classes, and finally the application of questionnaires in order to verify the results and the contribution of the workshops in student learning. For this it was necessary to know the physical structure, teaching staff, technological-didactic resources made available in the school. The results point to the pertinence of working the contents of geography teaching through workshops in the classroom being of fundamental importance in dealing with the complexity of the contents addressed by the discipline, being considered a strategy and a very important didactic resource and that can be used by the teacher to break the lectures and confine them only in the textbook.
Descrição: O presente trabalho destina-se a apresentar as contribuições do PIBID no processo de Ensino de Geografia na Escola Estadual São José Operário em Parintins/AM. Os desenvolvimentos de novas metodologias desenvolvidas por meio das aplicações de oficinas pedagógicas nas turmas de 6° e 7° ano do ensino fundamental serviram de instrumento de análise nesse trabalho. Foi empregada na pesquisa uma abordagem qualitativa norteada por pressupostos fenomenológicos. Para planejar, desenvolver e avaliar a eficácia do trabalho utilizou-se uma metodologia que consistiu no levantamento bibliográfico, observação participante e acompanhamento do processo de ensino das aulas, e por fim a aplicação de questionários a fim de verificar os resultados e a contribuição das oficinas pedagógicas na aprendizagem dos estudantes. Para tanto foi necessário conhecer a estrutura física, corpo docente, recursos tecnológico-didáticos disponibilizados na escola. Os resultados apontam para a pertinência de se trabalhar os conteúdos do ensino de geografia por meio de oficinas em sala de aula sendo de fundamental importância em tratando da complexidade dos conteúdos abordados pela disciplina, sendo considerada uma estratégia e um recurso didático muito importante e que pode ser usada pelo professor para romper com as aulas expositivas e presas apenas no livro didático.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/677
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons