DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/jspui/handle/riuea/675
Título: A alfabetização Cartográfica nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo realizado na escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM.
Título(s) alternativo(s): Cartographic literacy in the initial grades of Elementary School: a study carried out at the Municipal School Mércia Cardoso Coimbra in the municipality of Parintins / AM.
Autor(es): Mourão, Elcilene
Palavras-chave: Alfabetização Cartográfica
Representação Espacial
Ensino Fundamental
Geografia
Data do documento: 28-Set-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: This article intends to bring some considerations about cartographic literacy in the initial series of the Mércia Cardoso Coimbra school in the municipality of Parintins / AM. In order to achieve this, we highlight the following specific objectives: i) Identify how Cartography is being worked on in the initial series of the institution; ii) Describe the factors that interfere in the dynamics of Cartographic Literacy in the school under study; iii) To propose means to facilitate the work of Cartographic literacy carried out by the teachers of Geography in the initial series. In order to answer these questions, the bibliographical research and field research were carried out, with the participation of 3 teachers of geography of the initial series. Among the main findings of the research it was evidenced that teachers have mastery of cartographic literacy, its concepts and its importance for the education of students. They use the methodology of teaching that clearly passes to their students on cartography, by means of activities that lead them to experience techniques of spatial representation. It was also possible to verify that the family does not participate in the cartographic literacy process, and this may influence this teaching. The school, as a socializing institution, may be investing in informative lectures for the families of the children, in order to affirm the importance of the family in the process of cartographic literacy of the students.
Descrição: Este artigo pretende trazer algumas considerações acerca da alfabetização cartográfica nas séries iniciais da escola Mércia Cardoso Coimbra no município de Parintins/AM. Para a sua realização destacamos os seguintes objetivos específicos: i) Identificar como a Cartografia está sendo trabalhada nas séries iniciais da instituição; ii) Descrever os fatores que interferem na dinâmica da Alfabetização Cartográfica na escola em estudo; iii) Propor meios para facilitar o trabalho de alfabetização Cartográfica realizado pelos professores de Geografia nas séries iniciais. Para que estes fossem respondidos, foi realizado a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo tendo como participantes da pesquisa 3 professores de geografia das séries iniciais. Dentre os principais achados da pesquisa ficou evidenciado que os professores tem domínio da alfabetização cartográfica, seus conceitos e sua importância para a educação dos alunos. Os mesmos se utilizam da metodologia de ensino que repassa com clareza aos seus alunos sobre cartografia, por meios de atividades que os levem a vivenciar técnicas de representação espacial. Também foi possível verificar que a família pouco participa do processo da alfabetização cartográfica e isso pode vir a influenciar nesse ensino. A escola, enquanto instituição socializadora, pode está investindo em palestras de cunho informativo para as famílias das crianças, com o objetivo de afirmar a importância da família no processo de alfabetização cartográfica dos alunos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/675
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons