DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/jspui/handle/riuea/629
Título: Aldeia Matrinxã: análise das potencialidades didáticas para o ensino de geografia.
Título(s) alternativo(s): Aldeia Matrinxã: analysis of didactic potentialities for the teaching of geography.
Autor(es): Harawa, Seryesa
Palavras-chave: Aldeia Matrinxã
Ensino de Geografia
Hexkaryanas
Identidade cultural
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: The present work presents the result of an observational research, following a descriptive analytical paradigm that has as its theme "Aldeia Matrinxã: analysis of didactic potentialities for the teaching of geography". The Matrinxã Village belongs to the municipality of Nhamundá-AM that over the years, despite the frequent contact with the population of the cities of Nhamundá-AM and Faro-PA, the ethnic Hexkaryanas that inhabit this village try to maintain their mother tongue, culture, customs , Values ​​and tradition in order to cultivate their cultural identity. The work presents the considerations of an academic who is a resident of this village, and counted on the contribution of local residents, as well as the teachers of the Municipal School Pedro Waraka, to weave their considerations on the analysis made. In this diagnosis, the characteristics of the community are presented regarding physical, social, economic and environmental characteristics; Elements of great value for the teaching of geography. Hexkaryanas, like many ethnic groups inhabiting the Amazon, have a culturally developed relationship with the land and draw from it what they need for their survival. They develop a relationship of greater balance and respect for the environment, where the products of the land (fish, fruits, hunting etc.) are vital to their livelihood. The research results point to the Matrinxã Village as a non-formal learning space in potential, through a prior planning of the activities developed there and the sensitivity of the teacher to know how to take advantage of this potential in the organization of their classes. Therefore, it is believed that this work can be collaborative in identifying the potential of this village to teach and learn geography and at the same time to cultivate in students the appreciation of their own culture.
Descrição: O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa observacional, seguindo um paradigma analítico descritivo que tem como tema “Aldeia Matrinxã: análise das potencialidades didáticas para o ensino de geografia”. A Aldeia Matrinxã pertence ao município de Nhamundá-AM que ao longo dos anos, apesar do contato frequente com a população das cidades de Nhamundá-AM e Faro-PA, os Hexkaryanas etnia que habitam essa aldeia tentam manter sua língua materna, cultura, costumes, valores e tradição com o objetivo de cultivar sua identidade cultural. O trabalho apresenta as considerações de um acadêmico que é habitante dessa aldeia, e contou com a contribuição de moradores locais, bem como dos professores da Escola Municipal Pedro Waraka, para tecer suas considerações sobre a análise feita. Nesse diagnóstico são apresentadas as características da comunidade no que tange as características físicas, sociais, econômicas e ambientais; elementos estes de grande valia para o ensino de geografia. Os Hexkaryanas, como muitas etnias que habitam a Amazônia, possuem uma relação desenvolvida culturalmente com a terra e dela retiram o que necessitam para a sua sobrevivência. Estes de maneira desenvolvem uma relação de maior equilíbrio e respeito com o meio ambiente, onde os produtos da terra (peixes, frutos, caça etc.) são vitais para seu sustento. O resultado da pesquisa aponta a Aldeia Matrinxã como um espaço não formal de aprendizagem em potencial, mediante a um planejamento prévio das atividades ali desenvolvidas e da sensibilidade do professor em saber aproveitar esse potencial na organização de suas aulas. Por isso, acredita-se que esse trabalho possa ser colaborativo no que se refere a identificar as potencialidades dessa aldeia para ensinar e aprender geografia e ao mesmo tempo cultivar nos estudantes a valorização de sua própria cultura.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/629
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aldeia Matrixã análise das potencialidades didáticas para o Ensino de Geografia.pdf356,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons