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Título: A exclusão que disciplina e a disciplinaridade que exclui: há filosofia na matemática ou há matemática na filosofia?
Título(s) alternativo(s): The exclusion that discipline and the discipline that excludes: philosophy in mathematics or is there mathematics in philosophy?
Autor(es): Lima, Osmarina Guimarães de
Jennings, Carlos
Matos, Maria Almerinda de Souza
Palavras-chave: Formação docente;História da Matemática;Filosofia
Data do documento: 29-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The text inaugurates reflections of a research project, aiming to analyze the impact of the academic formation in the professional life of the students graduating in the Pedagogy, Mathematics and Biological Sciences of a public university of Manaus. The initial stage of the research deals with the training axes of each course. The article intends to punctuate aspects of the teaching work in the History of Mathematics discipline, conceiving the teacher formation as epistemic construction anchored in teaching, research and extension. Hence we chose the History of Mathematics as one of the axes of action-reflection-action of mathematical knowledge. Bibliographical, documentary and empirical data collection will support research, aiming to contribute to the discussions of the professional profile, the perspectives of the academics and the demands of the world of work. One of the proposed results is the elaboration of a consolidated report, evidencing qualitative parameters that contribute to the evaluation and reformulation of the courses on screen.
Descrição: O texto inaugura reflexões de um projeto de pesquisa, objetivando analisar o impacto da formação acadêmica na vida profissional dos alunos egressos das Licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública de Manaus. A etapa inicial da pesquisa trata dos eixos de formação de cada curso. O artigo pretende pontuar aspectos do trabalho docente na disciplina História da Matemática, concebendo a formação docente como construção epistêmica ancorada no ensino, na pesquisa e na extensão. Daí elegermos a História da Matemática como um dos eixos da ação-reflexão-ação do conhecimento matemático. A pesquisa bibliográfica, documental e a coleta de dados empíricos subsidiará a investigação, visando contribuir para as discussões do perfil profissional, as perspectivas dos acadêmicos e as demandas do mundo do trabalho. Tem-se como um dos resultados propostos a elaboração de um relatório consubstanciado, evidenciando parâmetros qualitativos que contribuam para a avaliação e reformulação dos cursos em tela.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/624
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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