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Título: Diagnóstico de alunos de ensino médio sobre as doenças sexualmente transmissíveis do município de Tefé-AM
Título(s) alternativo(s): Diagnosis of high school students on sexually transmitted diseases in the municipality of Tefé-AM
Autor(es): Nunes, Abedelak Gonçalves
Palavras-chave: Adolescente;Doenças sexualmente transmissíveis;Família
Data do documento: 25-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Introduction: adolescents should be targeted early on how to prevent STD / AIDS through an open dialogue that allows its expressiveness and clarify doubts. Objective: To measure the students' knowledge about STD / AIDS in two public schools in Tefé-AM. Methods: This is a sample survey with data collected from questionnaires that addressed the socioeconomic profile, knowledge about STD / AIDS and its implications for private and intimate life, and dealing with the prevention, the adolescent sexual initiation and sexuality. To substantiate the data, we used content analysis. Then categorize the results as follows: socioeconomic, sexual and vulnerabilities to STIs and safer sex. Results: it is necessary that the role of the school is effective in developing strategies that meet the needs of adolescents, addressing the specifics of their own stage of life. One must consider the behavior of young people to seek adventure and satisfaction often associated with strong feelings of vulnerability factors in the exercise of their sex life. Conclusion: It is important the need for the school of information on sexuality and sexually transmitted diseases to minimize the risk factors relevant guidance through the reality of young people, but also enable them to mature citizenship.
Descrição: Introdução: os adolescentes devem ser orientados desde cedo sobre como se prevenir das DST/aids, por meio de um diálogo aberto que permita sua expressividade e esclarecimentos de dúvidas. Objetivo: mensurar o conhecimento dos estudantes sobre as DST/aids em duas escolas públicas em Tefé-AM. Métodos: Trata-se de uma pesquisa por amostragem com dados coletados a partir de questionários, que abordou o perfil socioeconômico, conhecimento sobre as DST/aids, e suas implicações na vida intima e particular, além de tratar da prevenção, iniciação sexual o adolescente e a sexualidade. Para fundamentar os dados, utilizamos a análise de conteúdo. Em seguida, categorizamos os resultados encontrados da seguinte forma: perfil socioeconômico, vida sexual e vulnerabilidades para DST e sexo seguro. Resultados: é necessário que o papel da escola seja efetivo na elaboração de estratégias que alcancem as necessidades do adolescente, contemplando as especificidades da própria etapa de vida. Deve- se considerar o comportamento dos jovens em buscar aventura e satisfação, muitas vezes, associado com sentimentos fortes como fatores de vulnerabilidades no exercício de sua vida sexual. Conclusão: Torna-se importante a necessidade da atuação da escola e da família na informação sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para minimizar os fatores de risco através orientações pertinentes à realidade dos jovens, como também capacitá-los para o amadurecimento da cidadania.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/594
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

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