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Título: Fatores determinantes no ensino- aprendizagem em geografia na Escola Municipal Irmã Cristine-modalidade EJA
Título(s) alternativo(s): Determining factors in teaching and learning in geography at the Irmã Cristine-EJA school
Autor(es): Silva, Naiara
Palavras-chave: EJA
Ensino de Geografia
Aluno Trabalhador
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: The research was based on observations made during the development of Supervised Internship I, held at Irmã Cristine Municipal School. This school is located in a neighborhood of the City of Parintins-AM, which originated an occupation process. This school, in order to meet the need and provide opportunities for the inhabitants of its surroundings (who did not have the opportunity to enter a school in a timely manner), provides in the night shift a teaching that will attend young people and adults interested in completing their studies. From observations, it has been found that many students enroll in the course but can not complete it. When analyzing the index of achievement in the discipline Geography, it was verified that the use is low, compromising the income of the students in said course. Youth and Adult Education is a teaching modality whose purpose is to enable people outside conventional school age who have not had the opportunity to attend school to resume their studies and make up for lost time. Due to this situation, we developed a project with the objective of verifying the level of learning acquired by the students regarding the teaching of Geography in the modality of EJA teaching and at the same time to understand the factors responsible for the disinterest or withdrawal of students in this modality of teaching. Qualitative research developed from direct and participatory observation, and was guided by the contributions of the dialectical method. The analyzes point to the need for a reflection about the nature and real needs of this modality of teaching, without, however, losing sight of the real conditions of the students of this school. We believe that this work is collaborative, and even in the face of the daily obstacles of the public school teacher who works with the EJA, showing that doing different is possible, provided that permeated by the understanding of what is intended to achieve, taking into account the Students, who are the main actors in this process.
Descrição: A pesquisa foi idealizada a partir de observações realizadas durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Municipal Irmã Cristine. Esta escola está localizada em um bairro da Cidade de Parintins-AM, que teve como origem um processo de ocupação. A referida escola, a fim de suprir a necessidade e oportunizar os habitantes de seu entorno (que não tiveram oportunidade de ingressar em uma escola em tempo hábil), disponibiliza no turno noturno um ensino que venha atender jovens e adultos interessados em concluir seus estudos. Mediante observações, constatou-se que muitos estudantes matriculam-se no curso, porém não conseguem concluí-lo. Ao analisarmos o índice de aproveitamento na disciplina Geografia, constatou-se que o aproveitamento é baixo, comprometendo o rendimento dos estudantes no referido curso. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas fora da idade escolar convencional, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Em função desta situação, desenvolvemos um projeto com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem adquirida pelos alunos quanto ao ensino de Geografia na modalidade de ensino EJA e ao mesmo tempo entender os fatores responsáveis pelo desinteresse ou desistência dos alunos nessa modalidade de ensino. A pesquisa de cunho qualitativo desenvolveu-se a partir da observação direta e participativa, e norteou-se pelos aportes do método dialético. As análises apontam para a necessidade de uma reflexão a cerca da natureza e das reais necessidades dessa modalidade de ensino, sem, contudo perder de vista as reais condições dos alunos dessa escola. Acreditamos que esse trabalho seja colaborativo, e mesmo diante dos obstáculos presentes no dia a dia do professor de escola pública que trabalha com a EJA, mostrando que fazer diferente é possível, desde que permeado pela compreensão do que se pretende atingir, levando em consideração os alunos, principais atores desse processo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/591
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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