DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/586
Título: Ensino e aprendizagem de geografia: percepção climática e a importância do recurso didático no ensino da climatologia
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning geography: climate perception and the importance of didactic resource in teaching climatology
Autor(es): Melo, Hugo Levi
Palavras-chave: Climatologia;Ensino-Aprendizagem;Material Didático;Percepção
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The climatology has been analyzing countless variations and alterations between the atmospheric behaviors and the human activities. The teaching of Physical Geography, in general, and especially that of Climatology, requires studies that provide results that help teachers to transform the complex phenomena of climate and its elements into interesting classes and that allows the student to think and reflect critically elements Climatic conditions that surround them. Nowadays, it is of fundamental importance to be passed on and practiced in the classroom. In this way we aim to concretize the teaching-learning process of climatology as a differentiated didactic form with the aim of making the contents of climatology more accessible to students, in the case a construction shared between teacher and student as a form of better Understand the climatological concepts. For this process were made teaching materials (Anemometer and Barometer) in which the teacher interacted with the student using their knowledge and their perception, contributing so that the student could understand the natural processes of formation and performance of the elements of the climate: rain, wind, Humidity and temperature and how these elements act in the local landscape, consequently in their day to day life. The practice of the study was carried out at the São José Operário State School in the municipality of Parintins-AM, specifically with the students of the 6th grade. The climate concepts were taught in the classroom with the help of videos and slides so that the students could understand the meteorological instruments. As a result, students participated and interacted pleasurably in practical activities. Through the classes taught and the observations made, we propose to the geography teacher the incorporation of the practice of a differentiated teaching for a better visibility and understanding of the students about the theoretical contents of climatology passed on in elementary school.
Descrição: A climatologia vem analisando inúmeras variações e alterações entre os comportamentos atmosféricos e as atividades humanas. O ensino da Geografia Física, de forma geral, e principalmente o de Climatologia, necessitam de estudos que proporcionem resultados que auxiliem os professores a transformar os fenômenos complexos do clima e seus elementos em aulas interessantes e que proporcione ao aluno o pensar e refletir criticamente elementos climáticos que os rodeiam. Nos dias de hoje é de fundamental importância ser repassada e explorada de maneira prática, em sala de aula. Dessa maneira buscamos como objetivo concretizar o processo de ensino-aprendizagem da matéria de climatologia, como uma forma de didática diferenciada com o intuito de tornar os conteúdos da climatologia mais acessíveis aos alunos, no caso uma construção compartilhada entre professor e aluno como forma de melhor compreender os conceitos climatológico. Para esse processo foram confeccionados materiais didáticos (Anemômetro e Barômetro) no qual o professor interagiu com o discente utilizando seus conhecimentos e sua percepção, contribuindo para que o aluno pudessem entender os processos naturais de formação e atuação dos elementos do clima: chuva, vento, umidade e temperatura e como estes elementos atuam na paisagem local, consequentemente em seu dia-a-dia. A prática do estudo foi realizada na Escola Estadual São José Operário no município de Parintins-AM, especificamente com os alunos do 6º do ensino fundamental. Os conceitos de clima foram ministrados, em sala de aula, com o auxílio de vídeos e slides para que os discentes pudessem compreender os instrumentos meteorológicos. Como resultados, os discentes participaram e interagiram de maneira prazerosa das atividades práticas. Através das aulas ministradas e das observações feitas propomos ao professor de geografia a incorporação da prática de um ensino diferenciado para uma melhor visibilidade e compreensão dos discentes sobre os conteúdos teóricos de climatologia repassados no ensino fundamental.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/586
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons