DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/585
Título: Educação ambiental e escola: um estudo sobre o projeto “Pé-de-Pincha” desenvolvido na comunidade São Pedro do Parananema – Parintins ∕ AM
Título(s) alternativo(s): Environmental education and school: a study on the "foot-of-pincha" project developed in the community of São Pedro do Parananema - Parintins / AM
Autor(es): Cabral, Rickison
Palavras-chave: Educação Ambiental;Manejo;Reprodução de Quelônios;Quelônios
Data do documento: 24-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: This paper aims to present the results of the research, whose theme is "Environmental Education and School: a study on the" Foot-of-Pincha "Project developed in the São Pedro do Parananema Community - Parintins / AM", held with teachers and students Of the 4th and 5th years of the initial series, in addition to the community of the said study area. Interest in this research came from the management and reproduction activities of chelonians carried out by teachers, students and residents, developed from the "foot-of-pincha" project, with the School as the project headquarters in the community. During this period, it was possible to observe the performance of the teachers, the participation of the residents, the interest and participation of the students, and, above all, the importance of working with projects in Environmental Education. The objective of this work is to analyze how the environmental education is worked in the community of Parananema, in view of the quality of life of its residents, so that they identify the real value to the environment, from projects focused on issues Environmental impacts. For this, a quantitative-qualitative research was used, based on the phenomenological method. And through this research we can evaluate the interest and dedication of these, who, faced with so many difficulties and challenges of everyday life, are able to follow in the activities, from the natural resources that the community provides. As for the students, it is possible to notice that the degree of knowledge regarding environmental issues is very accentuated so that there were no difficulties in the answers to the questionnaires. An educational work focused on the environmental issues that the educators of the São Pedro School of Parananema pass on from the knowledge already acquired, and thus, to improve even more their environmental conception, and always seeking more and more information in front of the work they do in school , Allowing more and more success of the actions, both of management, reproduction of the chelonians, and the insertion of these contents in their pedagogical proposals of work.
Descrição: Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados da pesquisa, cuja temática é “Educação Ambiental e Escola: um estudo sobre o Projeto Pé-de-Pincha‟ desenvolvido na Comunidade São Pedro do Parananema - Parintins/AM”, realizada com professores e alunos do 4º e 5º anos das séries iniciais, além dos comunitários da referida área de estudo. O interesse por esta pesquisa surgiu a partir das atividades de manejo e reprodução de quelônios realizados pelos professores, alunos e moradores, desenvolvidos a partir do projeto “pé-de-pincha”, tendo a Escola como a sede do projeto na comunidade. Durante esse período foi possível observar a atuação dos professores, a participação dos moradores, o interesse e a participação dos alunos, e, acima de tudo, a importância de se trabalhar com projetos em Educação Ambiental. O objetivo deste trabalho constitui-se em analisar como a educação ambiental é trabalhada na comunidade do Parananema, tendo em vista a qualidade de vida de seus moradores, para que estes identifiquem o real valor ao meio ambiente, a partir de projetos voltados para as questões ambientais. Para tal, utilizou-se uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo como base fundante o método fenomenológico. E por meio desta pesquisa podemos avaliar o interesse e a dedicação destes, que, diante de tantas dificuldades e desafios do dia-a-dia, conseguem dar sequência nas atividades, a partir dos recursos naturais que a comunidade disponibiliza. Quanto aos alunos, pode-se perceber que é bastante acentuado o grau de conhecimento diante das questões ambientais de forma que não houve dificuldades nas respostas aos questionários. Um trabalho educacional voltado para as questões ambientais que os educadores da Escola São Pedro do Parananema repassam a partir dos conhecimentos já adquiridos, e assim, melhorar ainda mais a sua concepção ambiental, e sempre buscando cada vez mais informações diante dos trabalhos que realizam na escola, permitindo cada vez mais o sucesso das ações, tanto de manejo, reprodução dos quelônios, como a inserção destes conteúdos em suas propostas pedagógicas de trabalho.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/585
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons