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Titel: O impacto do aumento de peso da população brasileira na estabilidade de embarcações de pequeno porte para o transporte de passageiros: estudo de caso no Manaus (AM).
Sonstige Titel: The impact of the increase in weight of the Brazilian population on the stability of small vessels for passenger transport: a case study in Manaus (AM).
Autor(en): Sanches, Ricardo Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Santander, Elvis Jhoarsy Osorio
Stichwörter: Transporte de Passageiros;Aumento de Peso;Estabilidade em embarcações;Passenger Transport;Weight Increase;Vessel Stability
Erscheinungsdatum: 27-Jul-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos do aumento do peso médio da população brasileira na estabilidade de embarcações de pequeno porte para transporte de passageiros, especificamente na região de Manaus, Amazonas. Para alcançar este objetivo, foram adotados os seguintes objetivos específicos: avaliar a estabilidade atual das embarcações de pequeno porte, comparar a adoção do peso de passageiros em projetos de outros modais de transporte e analisar o comportamento das embarcações submetidas a pesos superiores aos estabelecidos por normas. A metodologia utilizada envolveu a coleta de dados reais de embarcações em operação, modelagem dessas embarcações, definição de condições de carregamento e simulação de cenários. Foram analisadas 18 embarcações, variando em comprimento de 6,80 a 16 metros e com capacidades de 10 a 70 passageiros. A avaliação seguiu as premissas da NORMAM 202/DPC, considerando os efeitos combinados do peso dos passageiros, vento e guinadas bruscas. Os resultados indicam que o aumento do peso médio da população pode comprometer a estabilidade das embarcações, com várias não atendendo aos critérios de estabilidade quando os passageiros são mais pesados que o estipulado. As relações adimensionais Comprimento/Boca (L/B) e Boca/Pontal (B/P) foram cruciais para identificar problemas potenciais. Embarcações existentes podem precisar reavaliar suas capacidades e ajustar a lotação de passageiros, enquanto novos projetos devem adotar relações conservadoras para garantir a segurança. A conclusão destaca a importância de considerar o aumento de peso da população nas regulamentações de embarcações na região Amazônica para assegurar a segurança dos passageiros.
Zusammenfassung: This study aims to investigate the effects of the increase in the average weight of the Brazilian population on the stability of small passenger transport vessels, specifically in the Manaus, Amazonas region. To achieve this objective, the following specific goals were set: to assess the current stability of small passenger vessels, to compare the adoption of passenger weight in the design of other modes of transport, and to analyze the behavior of vessels subjected to weights exceeding the standards. The methodology involved collecting real data from vessels in operation, modeling these vessels, defining loading conditions, and simulating scenarios. Eighteen vessels were analyzed, varying in length from 6.80 to 16 meters and with capacities ranging from 10 to 70 passengers. The evaluation followed the NORMAM 202/DPC premises, considering the combined effects of passenger weight, wind, and sharp turns. The results indicate that the increase in the average weight of the population can compromise vessel stability, with several vessels failing to meet stability criteria when passengers are heavier than stipulated. The Length/Breadth (L/B) and Breadth/Draft (B/P) ratios were crucial in identifying potential problems. Existing vessels may need to reassess their capacities and adjust passenger loads, while new designs should adopt conservative ratios to ensure safety. The conclusion emphasizes the importance of considering the population's weight increase in the regulations of vessels in the Amazon region to ensure passenger safety.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5849
Enthalten in den Sammlungen:EST - Artigos de Periódicos



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