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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5847
Title: Descrição de embarcações regionais rápidas comuns em Parintins (AM) e estudo da dinâmica de uma embarcação do tipo expresso usando ANSYS AQWA
Other Titles: Description of common fast regional vessels in Parintins (AM) and study of the dynamics of an express-type vessel using ANSYS AQWA
Authors: Cursino, Marcelo Wilson de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Hernández, Jassiel Vladimir
Keywords: Alta velocidade,;Ansys Aqwa;Embarcação expresso;Engenharia Naval;Região amazônica.;High speed;Ansys Aqwa;Expresso vessel;Naval Engineering;Amazon region
Issue Date: 16-Jul-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Na Amazônia brasileira existem embarcações regionais que costumam se deslocar rapidamente, estando sujeitas a desafios operacionais como instabilidades e interações com ondas que podem acontecer de forma eventual. Porém, para contribuir com o desenvolvimento de embarcações regionais de alta velocidade mais seguras, ainda é necessário conhecer mais com relação às embarcações que existem e estudar o seu comportamento hidrodinâmico e estrutural. Nesse contexto, o presente trabalho visa descrever algumas das embarcações regionais rápidas mais comuns no Estado do Amazonas, considerando a cidade de Parintins como lugar de estudo, e avaliar a dinâmica de uma embarcação regional durante a sua interação com ondas regulares. Para realizar a primeira parte do estudo, foi feito um levantamento de embarcações regionais representativas. Logo, foi considerada uma embarcação rápida de transporte longitudinal de passageiros do tipo expresso, que costuma navegar na rota Manaus – Parintins, com o intuito de avaliar a sua resposta em diversas condições de ondas regulares usando o software Ansys Aqwa®. Foram pesquisados os movimentos da embarcação nos domínios da frequência e do tempo, utilizando os módulos Hydrodynamic Diffraction e Hydrodynamic Response, respectivamente. Análises comparativas foram feitas para avaliar os efeitos de diversos ângulos de incidência das ondas nos deslocamentos resultantes de arfagem, balanço e caturro da embarcação. A análise no domínio da frequência permitiu encontrar as condições de ressonância dos movimentos da embarcação flutuando livremente. Por outro lado, os resultados obtidos no domínio do tempo permitiram demonstrar o uso do software para simular, de maneira simplificada, a evolução temporal dos deslocamentos, velocidades e acelerações da embarcação, para algumas condições de operação com velocidade de avanço. Considerando as simplificações feitas na teoria do escoamento potencial assim como a necessidade de validação da abordagem no domínio do tempo, o presente trabalho pode servir de exemplo para estender o uso do software Ansys Aqwa® no estudo de outras embarcações regionais.
Abstract: In the Brazilian Amazon, there are regional vessels that tend to move fast and are subject to operational challenges such as instabilities and interactions with waves that may occur occasionally. However, in order to contribute to the development of safer high-speed regional vessels, it is still necessary to know more about the existing vessels and study their hydrodynamic behavior. In this context, this work aims to describe some of the most common fast regional vessels in the State of Amazonas, considering the city of Parintins as the study site, and to evaluate the dynamics of a regional vessel during its interaction with regular waves. To carry out the first part of the study, a survey of representative regional vessels was carried out. Therefore, a longitudinal expresso-type passenger transport vessel, which usually sails on the Manaus – Parintins route, was considered in order to evaluate its response under various regular wave conditions using the Ansys Aqwa® software. The vessel's movements were researched in the frequency and time domains, using the Hydrodynamic Diffraction and Hydrodynamic Response modules, respectively. Comparative analyses were performed to evaluate the effects of different wave incidence angles on the resulting heave, roll and pitch motions of the vessel. The frequency domain analysis allowed finding the motion resonance conditions of the vessel floating freely. On the other hand, the results obtained in the time domain allowed demonstrating the use of the software to simulate, in a simplified manner, the temporal evolution of the displacements, velocities and accelerations of the vessel, for some operating conditions with forward speed. Considering the simplifications made in the potential flow theory as well as the need to validate the time domain approach, this work can serve as an example to extend the use of the Ansys Aqwa® software in the study of other regional vessels..
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5847
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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