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Title: Considerações sobre escolhas de arcadas, região de arco e dinâmicas: compassos 42-56 do 1° movimento do concerto do No° 4 para violino em ré maior e W.a Mozart, por vencedores do Menuhin.
Other Titles: Considerations on arcade choices, bow region and dynamics: bars 42-56 of the 1st movement of the No. 4 concerto for violin in D major and W.a Mozart, by Menuhin winners.
Authors: Silva, Agnes Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Bárbara Bianca Carvalho
Keywords: Análise Interpretativa;Concertos de Mozart;Concurso Menuhin;Escolhas de Interpretação;Interpretive Analysis;Mozart concerts;Menuhin Competition;Interpretation Choices
Issue Date: 9-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: Silva, Agnes Barbosa da. Considerações sobre escolhas de arcadas, região de arco e dinâmicas: compassos 42-56 do 1° movimento do concerto do No° 4 para violino em ré maior e W.a Mozart, por vencedores do Menuhin. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca elucidar e apontar diversidades de performances através da análise interpretativa sobre o primeiro movimento do Concerto N° 4 em Ré Maior de Wolfgang Amadeus Mozart, com base em apresentações de vencedores do Concurso Menuhin em seus respectivos anos. Por meio da revisão de literatura, são apresentados critérios para análise no que refere às arcadas, articulação e dinâmica em determinados compassos. Os concertos para violino de Mozart, notadamente se destacam pela complexidade estilística que evidencia um domínio técnico ímpar e uma compreensão profunda das características expressivas e idiomáticas do instrumento. A presente análise comparativa tem por objetivo explorar meticulosamente as semelhanças e divergências intrínsecas às escolhas de performances dos laureados na Menuhin Violin Competition. Ao considerar tanto os aspectos técnico-musicais quanto as nuances interpretativas dos vencedores, busca-se discernir elementos distintivos que culminaram em suas conquistas nesse cenário competitivo de elevada estima. Em suma, a presente pesquisa encontrou possibilidades diversas no que diz respeito às interpretações dos vencedores, demonstrando e ampliando, de maneira sutil, a compreensão cognitiva para a execução do Concerto N° 4 KV218.
Abstract: This study aims to elucidate and highlight diverse nuances of performances through an interpretative analysis of the first movement of Wolfgang Amadeus Mozart's Concerto No. 4 in D Major, based on presentations by winners of the Menuhin Competition in their respective years. The literature review presents analytical criteria related to bowing techniques, articulation, and dynamics in specific passages. Mozart's violin concertos notably stand out for their stylistic complexity, showcasing exceptional technical mastery and a profound understanding of the expressive and idiomatic characteristics of the instrument. This comparative analysis seeks to meticulously explore both the intrinsic similarities and divergences in the performance choices of laureates in the Menuhin Violin Competition. By considering both the technical-musical aspects and the interpretative nuances of the winners, the aim is to discern distinctive elements that led to their achievements in this highly esteemed competitive arena. In summary, this research reveals diverse possibilities regarding the interpretations of the winners, subtly expanding the cognitive understanding for the execution of Concerto No. 4, KV218.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5834
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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