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Título: Ensino de Libras como língua adicional para crianças ouvintes no 2º E 3º Ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo em Parintins -AM
Título(s) alternativo(s): Teaching Libras as an additional language for hearing children in the 2nd and 3rd years of Elementary School in a Rural School in Parintins -AM
Autor(es): Godinho Filho, Herminio Almeida
Orientador(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: Libras;Língua Adicional;Crianças Ouvintes
Data do documento: 22-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GODINHO FILHO, Herminio Almeida. Ensino de Libras como língua adicional para crianças ouvintes no 2º E 3º Ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo em Parintins -AM. 2023. 40f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso nos permitir apresentar a perspectiva da Língua Brasileira de Sinais como uma língua adicional para comunidade ouvinte, em especial para os alunos ouvintes, considerando que esta é uma proposta pouco praticada nas escolas regulares. A temática ensino de Libras como língua adicional no 2o e 3o ano do ensino fundamental em uma escola do campo em Parintins - AM, tem como objetivo geral analisar a contribuição das aulas de Libras como Língua Adicional no 2o e 3o ano do ensino fundamental em uma escola do campo em Parintins - AM, o qual nos permitiu adentrar nos estudos realizados por teóricos como: (QUADROS; FINGER, 2013) ao abordarem sobre como se dá o processo de aquisição da linguagem. (LÔPO-RAMOS (2021), ao fazer a defesa do termo Língua Adicional (LA). A questão do ensino de línguas (LEFFA; IRALA, 2014). O ensino de Libras na perspectiva da língua adicional (SPARANO-TESSER, 2021), tais autores vem trazendo concepções baseados nos estudos linguísticos da Libras, além de discutirem a proposta de ensinar uma língua que permite ser difundida no contexto das pessoas ouvintes. A pesquisa é de natureza qualitativa e a técnica é a observação participante. Sendo assim, conclui-se que por meio das aulas de Libras foram importantes pra que os alunos pudessem conhecer os aspectos sociais e históricos, bem como quem é a pessoa surda na nossa sociedade. Além do mais, os alunos tiveram o conhecimento prático dos sinais de cumprimentos sociais e outros para que possam fazer uso em situações sociais em contato com uma pessoa surda e dessa forma construírem para uma sociedade inclusiva de fato.
Abstract: The present course conclusion work allows us to present the perspective of Brazilian Sign Language as an additional language for the hearing community, especially for hearing students, considering that this is a proposal little practiced in regular schools. The theme teaching of Libras as an additional language in the 2nd and 3rd year of elementary school in a rural school in Parintins - AM, has as general objective to analyze the contribution of Libras classes as an Additional Language in the 2nd and 3rd year of elementary school in a rural school in Parintins - AM, which allowed us to enter into the studies carried out by theorists such as: (QUADROS; FINGER, 2013) when addressing how the process of language acquisition takes place. (LÔPO-RAMOS (2021), when making the defense of the term Additional Language (LA). The issue of language teaching (LEFFA; IRALA, 2014). The teaching of Libras in the perspective of the additional language (SPARANO-TESSER, 2021), such authors have been bringing conceptions based on studies Libras, in addition to discussing the proposal to teach a language that allows it to be disseminated in the context of the listeners. The research is qualitative in nature and the technique is participant observation. Thus, it is concluded that through the Libras classes were important so that the students could know the social and historical aspects, as well as who is the deaf person in our society. What's more, The students had the practical knowledge of social and other greeting signs so that they can make use in social situations in contact with a deaf person and thus build for a truly inclusive society.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5829
Aparece nas coleções:TMP-2023



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