DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGodinho Filho, Herminio Almeida-
dc.date.available2024-07-26-
dc.date.available2024-07-29T16:12:43Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationGODINHO FILHO, Herminio Almeida. Ensino de Libras como língua adicional para crianças ouvintes no 2º E 3º Ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo em Parintins -AM. 2023. 40f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5829-
dc.description.abstractThe present course conclusion work allows us to present the perspective of Brazilian Sign Language as an additional language for the hearing community, especially for hearing students, considering that this is a proposal little practiced in regular schools. The theme teaching of Libras as an additional language in the 2nd and 3rd year of elementary school in a rural school in Parintins - AM, has as general objective to analyze the contribution of Libras classes as an Additional Language in the 2nd and 3rd year of elementary school in a rural school in Parintins - AM, which allowed us to enter into the studies carried out by theorists such as: (QUADROS; FINGER, 2013) when addressing how the process of language acquisition takes place. (LÔPO-RAMOS (2021), when making the defense of the term Additional Language (LA). The issue of language teaching (LEFFA; IRALA, 2014). The teaching of Libras in the perspective of the additional language (SPARANO-TESSER, 2021), such authors have been bringing conceptions based on studies Libras, in addition to discussing the proposal to teach a language that allows it to be disseminated in the context of the listeners. The research is qualitative in nature and the technique is participant observation. Thus, it is concluded that through the Libras classes were important so that the students could know the social and historical aspects, as well as who is the deaf person in our society. What's more, The students had the practical knowledge of social and other greeting signs so that they can make use in social situations in contact with a deaf person and thus build for a truly inclusive society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua Adicionalpt_BR
dc.subjectCrianças Ouvintespt_BR
dc.titleEnsino de Libras como língua adicional para crianças ouvintes no 2º E 3º Ano do Ensino Fundamental em uma Escola do Campo em Parintins -AMpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Libras as an additional language for hearing children in the 2nd and 3rd years of Elementary School in a Rural School in Parintins -AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-29T16:12:43Z-
dc.creator.ID4724850248pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso nos permitir apresentar a perspectiva da Língua Brasileira de Sinais como uma língua adicional para comunidade ouvinte, em especial para os alunos ouvintes, considerando que esta é uma proposta pouco praticada nas escolas regulares. A temática ensino de Libras como língua adicional no 2o e 3o ano do ensino fundamental em uma escola do campo em Parintins - AM, tem como objetivo geral analisar a contribuição das aulas de Libras como Língua Adicional no 2o e 3o ano do ensino fundamental em uma escola do campo em Parintins - AM, o qual nos permitiu adentrar nos estudos realizados por teóricos como: (QUADROS; FINGER, 2013) ao abordarem sobre como se dá o processo de aquisição da linguagem. (LÔPO-RAMOS (2021), ao fazer a defesa do termo Língua Adicional (LA). A questão do ensino de línguas (LEFFA; IRALA, 2014). O ensino de Libras na perspectiva da língua adicional (SPARANO-TESSER, 2021), tais autores vem trazendo concepções baseados nos estudos linguísticos da Libras, além de discutirem a proposta de ensinar uma língua que permite ser difundida no contexto das pessoas ouvintes. A pesquisa é de natureza qualitativa e a técnica é a observação participante. Sendo assim, conclui-se que por meio das aulas de Libras foram importantes pra que os alunos pudessem conhecer os aspectos sociais e históricos, bem como quem é a pessoa surda na nossa sociedade. Além do mais, os alunos tiveram o conhecimento prático dos sinais de cumprimentos sociais e outros para que possam fazer uso em situações sociais em contato com uma pessoa surda e dessa forma construírem para uma sociedade inclusiva de fato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan (Orgs). Libras em Estudo: política linguística. São Paulo: FENEIS, 2013. BRASIL. Lei n0 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm acesso em 14/07/2021 às 9h45min BRASIL. Decreto n0 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n0 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o Art. 18 da Lei n0 10.098, de dezembro de 2000. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm acesso em 14/07/2021 às 10h. CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. 13ed. São Paulo: Ática, 2008. GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo, Parábola Editorial, 2009. GESSER, Audrei. Metodologia de ensino em LIBRAS como L2. Material didático desenvolvido para o curso de Letras-Libras em EaD. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2010. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Ed.6. São Paulo: Atlas, 2008. LEAL, Gyane Karol Santana. A criança ribeirinha e a sua relação com a ciência nos espaços não formais de Parintins-AM. Parintins: Gráfica e Editora João XXIII, 2019. LEFFA, Vilson; IRALA, Vanessa. O ensino de outra (s) língua (s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In Leffa, Vilson; Irala, Vanessa (Orgs). Uma espiadinha na sala de aula. Ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: EDUCAT, 2014. LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 2, p. 389-411, 2012. LÔPO-RAMOS, Ana Adelina. Língua Adicional: um conceito “guarda-chuva”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica. Volume 13 – 233-267 DOI:10.26512/rbla.vl3i01.37207, 2021. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. MARTINS, Keylliane de Sousa. O ensino de Libras como língua adicional em uma abordagem metacognitiva com o uso de objetos digitais de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Lajeado, RS, 2021. 40 MONTE, Roseneide Furtado do; SANTOS, Idê Borges dos. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades da comunicação e sinalização: Surdez. 2ª.ed. Brasília: MEC, SEESP, 2004. PRODANOV, Cléber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª.ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013. QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2007. QUADROS, Ronice Müller de; FINGER, Ingrid. Teorias de aquisição da linguagem. 2.ed.rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. SILVA, Simone Souza. Políticas de Formação Inicial de Professores do Campo em Parintins: contextos e contradições. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. SOUZA, Danielle Vanessa Costa. O ensino de Libras para crianças ouvintes: uma pesquisa etnográfica centrada na interação em sala de aula. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. STROBEL, Karin Lilian. A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.2, p.245-254, jun. 2006 – ISSN: 1676-2592. Disponível em https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-101741 acesso em 15/07/2021 às 14h10min. STROBEL, Karin Lilian. História da Educação de Surdos. Licenciatura em Letras-Libras na modalidade à distância. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009. SPARANO-TESSER, Carla Regina. O ensino de Libras como língua adicional: atividades sociais e os multiletramentos em propostas didáticas. 151 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2021. VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010. O alfabeto manual de Juan Pablo Bonet. Disponível em: https://www.timetast.com/timelines/historia-da-educacao-especial-e-inclusiva-d30aab95-9886-46ff-bd2d-8130252e5902 acesso em 20/05/2023pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:TMP-2023



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.