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Titel: A apropriação dos conteúdos escolares como combate as fakes news em escolas do campo
Sonstige Titel: The appropriation of school content as a way to combat fake news in rural schools
Autor(en): Pereira, Genildo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Simone Souza
Stichwörter: Conteúdos Escolares;Trabalho Educativo
Erscheinungsdatum: 30-Aug-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: PEREIRA, Genildo. A apropriação dos conteúdos escolares como combate as fakes news em escolas do campo. 2023. 68f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Apropriação dos conteúdos escolares como combate as fakes news em Escola do Campo do Município de Parintins/AM buscou compreender em que medida a apropriação dos conteúdos escolares contribui para o combate as fakes news no processo de ensino aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental em uma escola Multisseriada do campo, localizada no território amazônico. O estudo emergiu de inquietações da experiência vivida no cotidiano e enquanto acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA), o interesse por este tema se intensificou ainda mais durante a minha participação acadêmica no Grupo de Estudos Multidisciplinar em Educação do Campo (GEMEC), coordenado pela professora Dra. Simone Souza Silva e durante a realização da disciplina Educação do Campo, onde participei de uma prática de campo na Escola Municipal Boa Vista do Itaboraí de Baixo Município de Parintins/AM. e ainda, da compreensão de que se faz necessária a apropriação dos conteúdos escolares como instrumento de luta contra o avanço das fakes news na difusão do conhecimento. O estudo da temática teve como base os estudos desenvolvidos por Saviani e Duarte (2021), Padilha e Abreu (2019), Libâneo (1994), Freire (1984), dentre outros que ajudam a entender o fenômeno das fake news e seu impacto no cotidiano da vida escolar dos indivíduos. O caminho metodológico teve como fundamento a pesquisa qualitativa e a dialética. Foram utilizadas como técnica de pesquisa: a Oficina, Roda de Conversa, Observação, o Questionário, a Entrevista e anotações no caderno de campo. O lócus de realização da pesquisa foi 01 (uma) escola multisseriada do campo. Os sujeitos foram 02 (duas) professoras do Ensino Fundamental que trabalham na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Comunidade de mesmo nome localizada a margem direita do Rio Amazonas pertencente ao Município de Parintins/AM. O trabalho de pesquisa partiu da ideia de que o melhor instrumento para combater as fake news no contexto atual é a apropriação dos conhecimentos dos conteúdos escolares por meio da educação escolar, do processo de elevação das consciências do nível do senso comum ao da consciência filosófica, fundamentados nos conhecimentos científicos e na riqueza artística. A escola do campo e sua forma de trabalhar com os conteúdos no espaço da sala de aula pode ser a principal protagonista contra as ideologias dominantes. Conclui-se que as redes sociais são terreno férteis para a disseminação das desinformações e que se faz necessário que professores se mantenham organizados coletivamente numa resistência ativa para continuar se apropriando dos conhecimentos como instrumento de transformação e combate às Fake news.
Zusammenfassung: This Couse Completion Work entitled Appropriation of school contents as a fight against fafe fakes in Escola do Campo do Município de Parintins/AM sought to understand to what extent the appropriation of school contents contributes to the fight against fake fakes in the teaching-learning process of students of the Elementary education in a rural multigrade school in the countryside, located in the Amazon territory. The study emerged from the concerns of the experience livede in everyday life and as an academic of the Degree in Pedadogy at the University of the State of Amazonas (CESP/UEA), the interest in this topic intensified even more during my academic participation in the Multidisciplinary Study Group in Rural Education (GEMEC), coordinated by Professor Dr. Simone Silva Souza and during the implementation of the discipline Educação do Campo, where I participated in a field practice at the Municipal School Pedro Reis Ferreira, belonging to the community of Paraná do Espírito Santo do Meio do Município de Parintins/AM, and also, the understanding that the appropriation of school contents is necessary as an instrument to fight against the advance of fake news in the dissemination of knowledge. The study of the theme was based on the studies developed by Saviani and Duarte (2021), Padilha and Abreu (0219), Libanco (1994), Freire (1984), among others, which help us to understand the phenomenon of fake news and its impact on the daily school life of individuals. The methodological approach was based on qualitative, and dialectic research. The Workshop, Conversation Circcle, Observation, Questionnaire, Interview and notes in the field notbook were used as research techniques. The locus where the research was carried out was 01 (one) multigrade school in the countryside The subjects were 02 (two) elementaryschool teachers who work at the Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Comunity school of the same name. The research work is based on the idea that the best instrument to combat fate news in the current context is the appropriation of knowledge of school contentes through school education, the processo of raising awareness from the level of common sense to that of philosophical awareness, based on scientific konowledge and artistic richness. The countryside school ande its way of working with content in the classroom space is the main protagonist against the dominant ideologies. It is concluded that social networks are fertile ground for the dissemination of disinformation and that it is necessary for teachers to remain collectively organized in an active resistance to continui appropriating knowledge as an instrument of transformation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5828
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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