DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Antônio Marcos Ramos-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-07-25T16:33:27Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Antônio Marcos Ramos. Ensino da matemática por meio de materiais manipuláveis utilizando figuras e sólidos geométricos no 8º ano do ensino fundamental II. 2024. 26 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5816-
dc.description.abstractThis work aims to stimulate the teaching of plane and spatial geometry through the use of through the use of manipulable materials such as figures and geometric solids for 8th grade students. year of Elementary School II. The methodology involved 70 students from two grades in practical classes, using the Geoplane and objects representing geometric solids. The research adopted a qualitative approach, including observation, questionnaires and interpretative analysis. In view of the gap in the students' learning, the research sought innovative strategies to improve their understanding of these concepts. The study explored the students' perception of the practical application of mathematics in everyday life, highlighting the potential of manipulative materials to make learning more meaningful. The lessons covered concepts such as Pythagorean Theorem and area calculation, integrating theory with practice using Geoplane. The results indicated positive changes in teaching practice and student interest, validating the effectiveness of using these materials to teach geometry. Thus, it can be concluded that the innovative approach, aligned with the BNCC and the action-research methodology, contributes to a more dynamic and participatory more dynamic and participatory teaching, stimulating meaningful student learning. Keywords: Plane Geometry; Geometric Solids; Manipulable Materialspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.subjectGeometric solidspt_BR
dc.subjectManipulable materialspt_BR
dc.titleEnsino da matemática por meio de materiais manipuláveis utilizando figuras e sólidos geométricos no 8º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics through manipulable materials using figures and geometric solids in the 8th grade of elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T16:33:27Z-
dc.contributor.advisor1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Fragata, Andrea Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2479117443442790pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estimular o ensino de geometria plana e espacial por meio do uso de materiais manipuláveis como figuras e sólidos geométricos para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. A metodologia envolveu 70 alunos de duas séries em aulas práticas, utilizando o Geoplano e objetos representativos de sólidos geométricos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, incluindo observação, questionários e análise interpretativa. Diante da defasagem no aprendizado dos alunos, a pesquisa buscou estratégias inovadoras para melhorar o entendimento desses conceitos. O estudo explorou a percepção dos alunos sobre a aplicação prática da matemática no cotidiano, evidenciando o potencial dos materiais manipuláveis para tornar o aprendizado mais significativo. As aulas abordaram conceitos como Teorema de Pitágoras e cálculo de áreas, integrando a teoria à prática com o Geoplano. Os resultados indicaram mudanças positivas na prática pedagógica e no interesse dos alunos, validando a eficácia do uso desses materiais no ensino de geometria. Assim, conclui-se que a abordagem inovadora, alinhada à BNCC e à metodologia da pesquisa-ação, contribui para um ensino mais dinâmico e participativo, estimulando o aprendizado significativo dos alunos. Palavras-chave: Geometria Plana; Sólidos Geométricos; Materiais Manipuláveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Luana Leal. A Importância da Matemática nos anos inicias. In: XXII EREMATSUL – Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul Centro Universitário Campos de Andrade – Curitiba, Paraná – 21 a 23 de julho de 2016. AMAZONAS. Referencial Curricular Amazonense: ensino fundamental anos finais. CEE/AM. nº 2403. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Ensino Médio e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio, ciências da natureza e suas Tecnologias. Brasília, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997. CONCEIÇÃO, Francisco da Cruz da. et al. Uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino e aprendizagem de geometria espacial. In: VIII CONEDU, 2022. DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 3ª. edição. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1995. DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Bern: Peter Lang, 1995. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. LORENZATO, Sérgio Apparecido. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores associados, 2006. MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sicoli e PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. NEVES, Ana Paula Ferreira das. Aplicando a teoria Van Hiele no ensino fundamental: uma experiencia com materiais manipulativos. 2019. 99 f. SOUZA, J. R. Novo olhar matemática: 2. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2013. TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004, p.175. Dissertação de Mestrado. UNESP, Rio Claro. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 3ª. edição. São Paulo: Libertad e Centro de Formação e Assessoria Pedagógica, 1995.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.