DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5803
Título: As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de matemática no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins
Título(s) alternativo(s): The contributions of games and fun in teaching mathematics in the 5th year of elementary school in a school in Parintins
Autor(es): Silva, Erika Souza da
Orientador(es): Batista Filho, Ágdo Regis
Palavras-chave: Contribuições;Ensino De Matemática;Ludicidade
Data do documento: 4-Set-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Erika Souza da. As contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de Matemática no 5º Ano Do Ensino Fundamental em uma Escola de Parintins. 2023. 58f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: Este trabalho discorrerá sobre a temática a ludicidade no ensino de matemática, trazendo discussões teóricas e análise das contribuições dos jogos e brincadeiras lúdicas no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de Parintins. Os aportes teóricos foram baseados em autores como Gardner (1994), Kishimoto (2001), Piaget (1967), Vygotsky (2007), Boaler (2020); Dweck (2007), Deci e Ryan (1975). Tendo como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos e brincadeiras lúdicas no ensino de matemática em duas turmas de 5º ano de uma escola no Município de Parintins. Para se alcançar tal objetivo, utilizamos de abordagem metodológica qualitativa, além da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado e observação. Como resultados, evidenciamos as dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, além de trazermos algumas das contribuições do uso de jogos e brincadeiras no ensino de matemática conforme dados obtidos a partir da fala do sujeito de pesquisa.
Abstract: This work will discuss the theme of ludicity in mathematics teaching, bringing theoretical discussions and analysis of the contributions of games and recreational activities in the 5th year of elementary school in a school in Parintins. The theoretical contribution were based on authors such as Gardner (1994), Kishimoto (2001), Piaget (1967), Vygotsky (2007), Boaler (2020); Dweck (2007), Deci e Ryan (1975). Thus, the objective of this research is to analyze the contributions of the use of games and ludic games in the teaching of mathematics in two 5th grade classes in a school in the city of Parintins. To achieve this objective, we used a qualitative methodological approach, in addition to data collection through a semi-structured questionnaire and observation. As result, we show the difficulties faced by the mathematics teacher in two classes of the 5th year of elementary school, in addition to bringing some of the contributions of the use of games and games in the teaching of mathematics according to data obtained from the speech of the research subject.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5803
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.