DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5793
Title: Literatura Amazonense em LIBRAS uma experiência com estudantes ouvintes no Ensino Médio
Other Titles: Amazonian Literature in LIBRAS an experience with hearing students in high school
Authors: Matos, Rayza Jhennifer Soares de
metadata.dc.contributor.advisor1: Amoedo, Francisca Keila
Keywords: Literatura Amazonense;Libras;Ensino Médio
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: Matos, Rayza Jhennifer Soares de. Literatura Amazonense em libras uma experiência com estudantes ouvintes no ensino médio. 2024. 25f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2024.
metadata.dc.description.resumo: A temática desenvolvida neste artigo traz como objetivo principal analisar o uso da literatura amazonense, especificamente as lendas com tradução para Língua Brasileira de Sinais com estudantes ouvintes no Ensino Médio. Entendemos a importância de trabalhar a literatura amazonense de forma diferenciada, utilizando a Libras para que possamos socializar os conhecimentos. Para este fim, foram utilizadas lendas adaptadas para a língua de sinais por meio de imagens e sinais. Traremos autores como Cosson (2006), Paulinho (2010), Sicsú (2013), Vinente (2023), Strobel (2008) e Mourão (2012), dentre outros que destacam a literatura e a língua de sinais. Como metodologia, utilizaremos a pesquisa qualitativa a partir da seleção de literaturas amazonenses a serem exploradas em sala de aula com alunos do ensino médio, considerando o método de abordagem dialetológico, o qual pretende analisar a realidade do ensino da literatura e propor possibilidades de apresentar as narrativas do imaginário amazônico em Libras numa perspectiva inclusiva e valorização da Comunidade Surda.
Abstract: The main objective of this article is to analyze the use of Amazonian literature, specifically legends translated into Brazilian Sign Language, with hearing students in secondary school. We understand the importance of working with Amazonian literature in a different way, using Libras so that we can socialize knowledge. To this end, we used legends adapted into sign language using images and signs. We will bring in authors such as Cosson (2006), Paulinho (2010), Sicsú (2013), Vinente (2023), Strobel (2008) e Mourão (2012), among others who highlight literature and sign language. As a methodology, we will use qualitative research based on the selection of Amazonian literature to be explored in the classroom with high school students, considering the dialectological approach method, which aims to analyze the reality of literature teaching and propose possibilities for presenting the narratives of the Amazonian imaginary in Libras from an inclusive perspective and valuing the Deaf Community.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5793
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Literatura Amazonense em LIBRAS uma experiência com estudantes ouvintes no Ensino Médio.pdf885,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.