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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Beatriz Freitas de-
dc.date.available2024-07-11-
dc.date.available2024-07-15T15:56:29Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationLIMA, Beatriz Freitas de.Saberes culturais amazônicos como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5791-
dc.description.abstractThis Course Completion Work entitled Amazonian Cultural Knowledge as Pedagogical Resources in the Teaching-Learning Process aimed to understand the extent to which Amazonian cultural knowledge can constitute pedagogical resources in the teaching-learning process in a Children's Educational Center, located in peasant territory. The research is based on authors such as: Arroyo (1999) Geertz (1989), Tardif (2012), Molina; Sá (2012), Ghedin; Borges (2007) Silva et.al (2018), among others who corroborated for a deeper understanding of the theme. The research work was constituted by the qualitative bias, presenting dialectical materialism as an approach and as a type of field research, having as research subject a teacher of the II period of the Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho” in the Santa Maria Community in the glebe of Amazon Village. For data collection, the semi-structured interview technique was used, starting from four questions. The technique of observation and workshop was also carried out. Finally, the study concludes with the result of data analysis based on the principle that culture plays a very important role in the teaching-learning process, where the teacher contributes to education as he values the knowledge produced and the identity of the field using the constitution of resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campo na Amazôniapt_BR
dc.subjectSaberes Culturais Amazônicospt_BR
dc.subjectRecursos Pedagógicospt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.titleSaberes culturais amazônicos como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeAmazonian cultural knowledge as pedagogical resources in the teaching and learning processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T15:56:29Z-
dc.creator.ID039.532.922-18pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee3Albarado, Edilson da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984362527208200pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Saberes Culturais Amazônicos como Recursos Pedagógicos no Processo de Ensino Aprendizagem visou compreender em que medida os saberes culturais amazônicos podem se constituir recursos pedagógicos no processo de ensino aprendizagem em um Centro Educacional Infantil, localizado em território camponês. A pesquisa fundamenta-se em autores, tais como: Arroyo (1999) Geertz (1989), Tardif (2012), Molina; Sá (2012), Ghedin; Borges (2007) Silva et.al (2018), dentre outros que corroboraram para uma compressão mais aprofundada da temática. O trabalho de investigação constituiu-se pelo viés qualitativo, apresentando como abordagem o materialismo dialético e como tipo uma pesquisa de campo, tendo como sujeito da pesquisa uma professora do II período do Centro Educacional Infantil “Claudir Carvalho” na Comunidade Santa Maria na gleba de Vila Amazônia. Para a coleta de dados, utilizou-se da técnica de entrevista semiestruturada, partindo de quatro perguntas. Realizou-se ainda a técnica de observação e oficina. Por fim, o estudo conclui-se com o resultado da análise dos dados partindo do princípio de que a cultura tem um papel muito importante no processo de ensino aprendizagem, onde o professor contribui para a educação à medida que valoriza os saberes produzidos e a identidade do campo utilizando-se do constituir de recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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