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Title: Educação especial inclusiva dificuldades e possibilidades de acadêmicos com deficiência visual e cegueira no centro de Estudos Superiores de Parintins
Other Titles: Special and inclusive education difficulties and possibilities of students with visual impairment and blindness at the Center for Higher Studies of Parintins
Authors: Marinho, Beatriz Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de
Keywords: Ensino Superior;Educação Especial;Deficiência Visual
Issue Date: 8-Sep-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: MARINHO, Beatriz Ramos. Educação especial e inclusiva dificuldades e possibilidades de acadêmicos com deficiência visual e cegueira no Centro de Estudos Superiores de Parintins. 2023. 44f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa apresentar a realidade acadêmica de universitários com deficiência visual e cegueira presentes no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), instituição pertencente a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Neste estudo buscou investigar as dificuldades e possibilidades dos acadêmicos com deficiência visual e cegueira no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Para alcance do objetivo geral delineamos os seguintes objetivos específicos: identificar os métodos e técnicas de ensino utilizadas pelos professores na aprendizagem dos acadêmicos com deficiência visual no CESP-UEA; descobrir as dificuldades enfrentadas pelos (as) acadêmicos (as) com deficiência visual no (CESP-UEA). Os autores que embasaram este estudo foram: Mazzotta (2005), Glat (2009), Buccio e Buccio (2008) entre outros autores que discorrem sobre as perspectivas de inclusão na sociedade, dando ênfase à Educação Especial e Inclusiva, sobretudo no Ensino Superior. Esta pesquisa recebeu um viés qualitativo, com o método de abordagem fenomenológico para compreender as dificuldades enfrentadas por acadêmicos cegos e com baixa visão, elencando seus desafios e desdobramentos para lidar com as adversidades que surgem ao longo desta etapa estudantil. Como método de procedimento foi utilizada a pesquisa de campo, para evidenciar as possibilidades da efetivação de uma educação inclusiva no CESP/UEA. Os resultados obtidos nesta pesquisa constatam que muito ainda precisa ser feito para que de fato a realidade das universidades possam favorecer o ensino de pessoas com deficiência visual e cegueira. Acreditamos na grande relevância desta pesquisa ao âmbito educacional e para a sociedade em geral, uma vez que discute sobre meios inclusivos destinados às pessoas com deficiência, enfatizando reflexões necessárias quanto as práticas de inclusão em diferentes âmbitos, mas sobretudo no cenário educacional de nível superior.
Abstract: The present work aims to present the academic reality of university students with visual impairment and blindness present at the Center for Higher Studies of Parintins (CESP), an institution belonging to the University of the State of Amazonas (UEA). This study sought to investigate the difficulties and possibilities of academics with visual impairment and blindness at the Center for Higher Studies in Parintins (CESP). In order to reach the general objective, we outlined the following specific objectives: to identify the teaching methods and techniques used by teachers in the learning of students with visual impairments at CESP-UEA; discover the difficulties faced by visually impaired students at (CESP-UEA). The authors who supported this study were: Mazzotta (2005), Glat (2009), Buccio and Buccio (2008) among other authors who discuss the perspectives of inclusion in society, emphasizing Special and Inclusive Education, especially in Higher Education. This research received a qualitative bias, with the phenomenological method of approach to understand the difficulties faced by blind and low vision academics, listing their challenges and developments to deal with the adversities that arise during this student stage. As a method of procedure, field research was used to highlight the possibilities of implementing an inclusive education at CESP/UEA. The results obtained in this research show that much still needs to be done so that the reality of universities can actually favor the teaching of people with visual impairments and blindness. We believe in the great relevance of this research to the educational field and to society in general, since it discusses inclusive means for people with disabilities, emphasizing necessary reflections regarding inclusion practices in different areas, but above all in the higher education scenario.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5790
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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