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Titel: Análise técnica-econômica do uso do GNL em embarcações do tipo ferryboat que operam no Rio Solimões
Sonstige Titel: Technical-economic analysis of the use of LNG in ferryboat vessels operating on the Solimões River
Autor(en): Silva, Polyana Izel da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutiérrez, Ricardo Homero Ramírez
Stichwörter: Gás Natural Liquefeito;Dimensionamento dos tanques;Ferryboat;Navegação segura;Liquefied Natural Gas;Tank sizing;Safe Browsing
Erscheinungsdatum: 9-Dez-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A utilização do Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível para embarcações é uma realidade no cenário mundial, sendo uma alternativa sustentável que permite a redução das emissões de gases poluentes ao meio ambiente. Assim, este estudo analisa duas opções de instalação do tanque de GNL em um ferryboat de passageiros e carga que navega no Rio Solimões entre as cidades de Manaus e Tabatinga. O dimensionamento dos tanques de GNL para esse ferryboat é baseado no consumo de diesel do motor instalado e na proporção das misturas para possibilitar a substituição do óleo diesel por GNL. Como resultado, a opção que se apresentou mais viável seria a embarcação realizar a viagem a montante do rio com apenas GNL e a viagem de regresso utilizando o óleo diesel como combustível. Essa escolha não apenas se mostrou economicamente viável, com um aumento de 4,03% no lucro por viagem, mas também evita que o armador perca espaço de carga e reduza o frete da embarcação. Esse resultado é relevante para o trabalho, uma vez que possibilitaria a redução dos fretes e das passagens para os ribeirinhos. Além disso, devido à nova configuração das disposições dos tanques, realizou-se o estudo de estabilidade intacta, de forma a garantir a navegação segura. Os resultados da estabilidade em cada condição de carregamento atenderam a todos os critérios estabelecidos pela NORMAM 202. Abstract of the Course Conclusion Project presented to the Department of Naval Engineering of the Technology School as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Bachelor in Naval (B.Sc.)
Zusammenfassung: The use of Liquefied Natural Gas (LNG) as a fuel for vessels is a reality on the global stage, representing a sustainable alternative that enables the reduction of emissions of pollutants into the environment. Thus, this study examines two options for installing LNG tanks on a passenger and cargo ferry that navigates the Solimões River between the cities of Manaus and Tabatinga. The sizing of LNG tanks for this ferry is based on the diesel consumption of the installed engine and the mixture ratios to enable the replacement of diesel with LNG. As a result, the most viable option was for the vessel to make the upstream journey using only LNG and the return journey using diesel as fuel. This choice not only proved to be economically viable, with a 4.03% increase in profit per trip, but also prevents the shipowner from losing cargo space and reducing the vessel's freight. This outcome is relevant to the study, as it would allow for a reduction in freight and passage costs for riverside communities. Additionally, due to the new configuration of the tank arrangements, a study of intact stability was conducted to ensure safe navigation. The stability results under each loading condition met all criteria established by NORMAM 202.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5691
Enthalten in den Sammlungen:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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