DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5676
Título: Tecnologia educacional sobre diabetes mellitus tipo 2 para adultos e idosos: produção baseada em evidências
Título(s) alternativo(s): Educational technology on type 2 diabetes mellitus for adults and the elderly: evidence-based production
Autor(es): Takeda e Silva, Cecília Harumi
Orientador(es): Ferreira, Darlisom Sousa
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2;Enfermagem;Tecnologia educacional;Qualidade de vida;Type 2 diabetes mellitus
Data do documento: 2-Set-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Produzir uma tecnologia educacional diabetes mellitus tipo 2 para adultos e idosos. Métodos: Pesquisa metodológica realizada em duas etapas: revisão da literatura e construção da primeira versão do guia. Resultados: Na revisão da literatura obteve-se uma síntese de 10 artigos; da análise emergiram 10 temas geradores, que constituíram a estrutura do guia. A primeira versão do guia intitulado “ O guia sobre Diabetes Mellitus tipo 2: informações sobre autocuidado para adultos e idosos” possui 44 páginas e está organizado em 17 tópicos: sumário, apresentação, “o que é Diabetes Mellitus tipo 2?”, classificação do Diabetes, causas do Diabetes Mellitus tipo 2, “como o Diabetes Mellitus tipo 2 age?”, complicações do Diabetes Mellitus tipo 2, sinais e sintomas do Diabetes Mellitus tipo 2, tratamento farmacológico, controle glicêmico, alimentação saudável, exercício físico, cuidado com os pés, rede de apoio e folha de controle glicêmico, palavras finais e referências. Conclusão: A revisão de literatura possibilitou a síntese do conhecimento necessário para a construção da tecnologia educacional sobre diabetes Mellitus tipo 2 para adultos e idosos. A produção baseada em evidências emerge, assim, como estratégia a ser aplicada pelos profissionais de enfermagem para a construção de tecnologias educacionais
Abstract: Produce type 2 diabetes mellitus educational technology for adults and the elderly. Methods: Methodological research carried out in two stages: literature review and construction of the first version of the guide. Results: In the literature review, a synthesis of 10 articles was obtained; From the analysis, 10 generating themes emerged, which constituted the structure of the guide. The first version of the guide entitled “The guide to Type 2 Diabetes Mellitus: information on self-care for adults and the elderly” has 44 pages and is organized into 17 topics: summary, presentation, “what is Type 2 Diabetes Mellitus?”, classification of Diabetes, causes of type 2 Diabetes Mellitus, “how does type 2 Diabetes Mellitus act?”, complications of type 2 Diabetes Mellitus, signs and symptoms of type 2 Diabetes Mellitus, pharmacological treatment, glycemic control, healthy eating, physical exercise, care feet, support net and glycemic control sheet, final words and references. Conclusion: The literature review made it possible to synthesize the knowledge necessary for the construction of educational technology on type 2 diabetes mellitus for adults and the elderly. Evidence-based production thus emerges as a strategy to be applied by nursing professionals to build educational technologies
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5676
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.