DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSena, Juliane Cruz de-
dc.date.available2024-04-24-
dc.date.available2024-04-26T16:28:03Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5670-
dc.description.abstractSintetizar la producción científica de la enfermería brasileña sobre alfabetización en salud. Método: Revisión Integrativa de la Literatura, realizada en seis etapas, de mayo a julio de 2023, en las bases de datos de América Latina y el Caribe en Ciencias de la Salud, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Base de Datos de Enfermería e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, con la descriptores: “Alfabetización en Salud” y “Cultura en Salud” y marco temporal de 2016 a 2022. Resultados: La muestra para esta revisión consistió en 39 publicaciones, principalmente entre 2022 y 2021 (51,2%). Los resultados fueron estructurados a partir de los siguientes temas: 1) Alfabetización en Salud y Enfermedades Crónicas No Transmisibles; 2) Alfabetización en Salud y Determinantes Sociales; y 3) Instrumentos para medir la Alfabetización en Salud: Traducción, Adaptación y Validación. Conclusión: El estudio permitió sintetizar las evidencias científicas de la enfermería brasileña sobre Alfabetización en Salud, alcanzando así el objetivo propuesto. Posibilitando también la ampliación de la discusión sobre el tema, y promoviendo estudios con el objetivo de llenar los vacíos encontradospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectLiteracia em saúdept_BR
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectCultura em saúdept_BR
dc.subjectHealth literacypt_BR
dc.titleO letramento em saúde na produção científica da enfermagem brasileira: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.title.alternativeHealth literacy in Brazilian nursing scientific production: integrative literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T16:28:03Z-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Darlisom Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Darlisom Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657330710281879pt_BR
dc.contributor.referee2Ueno, Thalyta Mariany Rego Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0358520630346001pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Wagner Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815271200571774pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7081834485522290pt_BR
dc.description.resumoSintetizar a produção científica da enfermagem brasileira sobre o letramento em saúde. Método: Revisão Integrativa de Literatura, realizada em seis etapas, no período de maio a julho de 2023, nas bases de dados Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Base de dados de Enfermagem e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, com os descritores: “Letramento em Saúde”, “Literacia em Saúde”, “Alfabetização em Saúde”, “Cultura em Saúde” e “Cultura sobre Saúde” e recorte temporal de 2016 a 2022. Resultados: A amostra desta revisão foi composta por 39 publicações, principalmente entre 2022 e 2021 (51,2%). Os resultados foram estruturados a partir dos seguintes temas: 1) Letramento em Saúde e às Doenças Crônicas Não Transmissíveis; 2) Letramento em Saúde e os Determinantes sociais; e 3) Instrumentos para a mensuração do Letramento em Saúde: Tradução, Adaptação e Validação. Conclusão: O estudo permitiu sintetizar as evidências científicas da enfermagem brasileira sobre o Letramento em Saúde, assim, atingindo o objetivo proposto. Possibilitando, ainda, a ampliação da discussão sobre a temática, e impulsionando estudos com o objetivo de preencher as lacunas encontradaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. WHO - World Health Organization. Division of Health Promotion, Education and Communications, Health Education and Health Promotion Unit. Health promotion glossary. Geneva: World Health Organization; 1998. [Citado em: 20 mai 2023]; Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/64546. 2. Costa AC, Conceição AP, Butcher HK, Butcher RCGS. Factors that influence health literacy in patients with coronary artery disease. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;31:e3879. [Citado em: 20 mai 2023]; doi: 10.1590/1518-8345.6211.3879 3. Scortegagna HM. et al. Letramento funcional em saúde de idosos hipertensos e diabéticos atendidos na Estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery. 2021. [citado em: 20 mai 2023]. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2020-0199 4. Marques SR, Lemos SM. Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão de literatura. Audiology - Communication Research, v. 22, 24 jul. 2017. doi: 10.1590/2317-6431- 2016-1757 5. Herdman TH. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação: 2021– 2023. 12. ed. Porto Alegre: Artmed; 2021. 6. Pimentel SM, Avila MAG, Prata RA, Nunes HRC, Silva JB. Associação entre letramento em saúde, ameaça pela COVID-19 e intenção vacinal de adolescentes brasileiros. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2022;30(spe):e3759. [Citado em: 10 jul 2023]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.6154.3759pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O letramento em saúde na produção científica da enfermagem brasileira - revisão integrativa da literatura.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.